ECO TEMPLO

Seguir o Blog

21 maio, 2012

RETRIBUIÇÃO CONFORME A LIMPEZA DAS MINHAS MÃOS

(Salmo 18.20)
Retribuiu-me o Senhor, segundo a minha justiça, recompensou-me conforme a pureza das minhas mãos.
Preâmbulo: São poucas as promessas de Deus na Bíblia que são incondicionais, ou seja, sem condição alguma, tal como aquela feita para a Igreja de Sardes que tinha pouca força, mas Deus colocou diante dela uma porta aberta. (Ap 3.8) Conheço as tuas obras, eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Todas as demais promessas são Condicionadas, sempre aparecem na Bíblia com a Conjunção “Se” As Conjunções em português são: e, nem, mas, porém, todavia, contudo, entretanto, ou, porque, pois, portanto, se, ora, apesar e como.
I – AS PROMESSAS CONDICIONADAS DE DEUS
1. Promessas de 2 Crônicas 7.14 têm a conjunção Se: Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
2. Promessas de Salmos 81.13,14 tem a conjunção Se: Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos! Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários.
3. Promessas de Jô 11.13-18 tem a conjunção Se: Se dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus; se lançares para longe a iniqüidade da tua mão e não permitires habitar na tua tenda a injustiça, então, levantarás o rosto sem mácula, estarás seguro e não temerás. Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram. A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã. Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranqüilo. Deitar-te-ás, e ninguém te espantará; e muitos procurarão obter o teu favor.
4. O sistema de Retribuição divina: Deus faz a Retribuição por uma lei chamada, lei da semeadura, o homem colhe tudo o que plantou. Um copo de água é meritório: (Mc 9.41) Porquanto, aquele que vos der de beber um copo de água, em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.
II – RETRIBUIÇÃO CONFORME A LIMPEZA DAS MINHAS MÃOS
1. Às vezes não acontecem os milagres esperados, ou simplesmente Deus não ouve as orações, por que Deus não pode contradizer-se, não podemos dobrar a sua mão. Ele só pode operar uma Retribuição de acordo com a limpeza das minhas mãos. Ele não derrama benção em vaso sujo.
2. Não são os grandes pecados que impede a Retribuição de Deus, falo para os crentes, mas pequenas falhas que fazem a mão estar inapta, não hábil, inepta para a Retribuição.
3. Na Bíblia encontramos mãos contaminadas com o derramamento de sangue, que não é o caso de um cristão convertido hoje, por causa de um assassinato. Mas a mão pode estar suja hoje por uma leitura de sorte, um pequeno furto, pelo uso de um cigarro.
4. Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. (Sl 24.3,4) Na verdade a limpeza da mão vai ligada com a limpeza do coração. A mão representa o que faço o coração o que sou.
5. Você pode pegar um carvão apagado na mão e não vai se queimar, por que está apagado. Mas não pode pegar ele e ficar com a mão limpa, pois ele a enegrecerá a mão, sujara a mão, a mão ficará preta, assim é o pecado.
6. Vamos limpar nossas mãos? Nosso propósito espiritual é sobrepujar, vencer, dominar, tanto o pecado quanto o desejo de pecar; tanto sua mancha como sua tirania. É necessário ser corrigido hoje com a Misericórdia de Deus, que no dia do juízo sem Misericórdia.
III – LIMPOS DE CORAÇÃO
1. Ao mencionar o termo limpos de coração, pensamos principalmente na pureza sexual. É verdade que a pureza na vida exclui todo ato sexual fora do matrimônio. As pessoas que desejarem essa pureza do coração não darão rédea solta às fantasias e pensamentos sobre paixões baixas e pecaminosas. As palavras de Jesus: Bem aventurados os limpos de coração (Mat. 5.8), têm um sentido bem profundo, não somente puros no sentido em que o mundo entende a pureza. Mas significa também livre do que é sensual. Puro de concupiscências, fiel nos íntimos motivos da alma, isentos de orgulho e de interesse egoísta, humildes, abnegados, semelhantes a uma criança, sem ódio e sem rancor.
2. Os rancores e o ódio são piores que um tumor maligno, pois poluem o coração e nos separam de Deus. Jesus disse: Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem... (Mt 6.15; 15.19-20).
3. Quando uma pessoa tem duas caras, de frente ele elogia, e por detrás critica, não possui um coração limpo. O salmista diz: Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado. O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente. (Sl 12.2,3)
4. Quem deseja ter um coração limpo não passará horas sentadas ante uma televisão contemplando cenas saturadas de pecado, mundanidade, violência, imoralidade, espiritismo e incredulidade. Não se poluirá com novelas e piadas de duplo sentido. Quem tem coração puro dirá sempre a verdade, embora saia perdendo; tampouco dirá verdades pela metade para enganar ou desvirtuar a realidade.
5. Homens limpo de coração não se compra nem se vende, são homens que no íntimo da sua alma são verdadeiros e honestos. Homens que não temem chamar o pecado pelo seu nome exato. Homens cuja consciência seja fiel ao dever, como a bússola é ao pólo. Homens que permanecem firmes pelo que é reto. Homens com esses princípios são os puros de coração.
6. Tem devolvido conscienciosamente tudo o que tomaste emprestado? Pagaste tuas dívidas? O tempo transcorrido não reduz nossa responsabilidade. Quando encontraste algo extraviado, procuraste seu legítimo dono ou usaste algum argumento para tratar de te convencer que podes ficar com isso? A pureza de coração está relacionada com o cristianismo prático, com nossa responsabilidade frente a outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário