ECO TEMPLO

Seguir o Blog

21 maio, 2012

O EMPOBRECIDO, QUE NÃO PODE OFERECER TANTO

(Isaias 40.19, 20) (Almeida Revista e Corrigida)
O artífice grava a imagem, e o ourives a cobre de ouro e cadeias de prata funde para ela. O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se corrompe; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que se não pode mover.
Preambulo: O sistema de Perdão no Antigo Testamento, não era gratuito, pois os ofertantes tinham que trazer animais para serem imolados, tanto pelo perdão dos pecados, como numa oferta pacifica. O perdão gerava despesas, pois só recebiam perdão mediante o oferecimento de um animal. Gerava vergonha, imagine uma pessoa arrastando pelas ruas hoje uma ovelha que não quer caminhar. Veremos quanto custaria em Reais o perdão do Antigo Testamento e sua gratuidade do Novo Testamento. Que bom que tudo isso foi subistituido por Jesus o Cordeiro de Deus, de maneira gratuita, eficaz e poderosa.
I - O EMPOBRECIDO, QUE NÃO PODE OFERECER TANTO.
1. Três personagens no texto: No texto lido nos encontramos três personagens, sem nome, dois deles podemos saber suas funções: O artífice e o Ourives. O artífice constrói as imagens o ourives as reveste de ouro, e o Empobrecido.
2. Este empobrecido foi é sagaz: (astuto, esperto, perspicaz) Apesar de fazer algo, sem vida, sem movimento, uma imagem de escultura. Ele foi inteligente, pelo menos na escolha da matéria prima, madeira que não se corrompa. (não se apodreça) (Is 40.20) escolhe madeira que não se corrompe; artífice sábio busca, para gravar uma imagem.
3. Por que o empobrecido é pobre? Todo aquele que se dedicar a fazer deuses para si, colecionando, ainda que seja de um material de elevado valor ele ficará cada vez mais pobre. Imagina ainda como ficam na escassez aqueles que se inclinam e reverencia deuses criados.
4. Tem ricos se fazendo de pobre: Tem pessoas que conseguem fazer um versículo se encaixarem no seu sistema de contribuição, num sistema mesquinho, de pobreza, de dar pouco. Fica imaginando como fazer para dar pouco a casa de Deus, ou nada. (2 Co 8.9) porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que, pela sua pobreza, enriquecêsseis. Então tem gente se fazendo de pobre para não contribuir com a Obra do Senhor.
5. A riqueza vem pela generosidade: (Pr 11.24) Alguns há que espalham, e ainda se lhes acrescenta mais; e outros, que retêm mais do que é justo, mas é para a sua perda.
6. O Mordomo injusto puxou brasa para o seu assado: (Lc 16.7,8) Disse depois a outro: E tu quanto deves? E ele respondeu: Cem alqueires de trigo. E disse-lhe: Toma a tua conta e escreve oitenta. E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz.
7. Tem crente fingindo-se de surdo: (Pr 21.13) O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido.
8. Tem crente fingindo-se de cego: (1 Jo 3.17) Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele o amor de Deus?
9. Tem crente como o Sacerdote e o Levita, passando de largo: (Lc 10.31,32) E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E, de igual modo, também um levita, chegando àquele lugar e vendo-o, passou de largo. As pessoas andam tão apuradas, que não da para ver quem esta na beira do caminho chorando, suas duas mãos estão tão ocupadas (uma no celular e outra na pasta, uma no volante outra na marcha) que não da para estender em ajuda a ninguém.
II - ALGUÉM DEU MAIS QUE NÓS
1. O Profeta Miquéias fala em 10 mil ribeiros de azeite: (Miquéias 6.7) Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma? Às vezes a tua oferta hoje não alcança para um litro de azeite. (1.99)
2. O rei Salomão deu 82 milhões de Reais? No dia da Dedicação (Consagração, inauguração) do templo ele ofereceu 22 mil vacas grandes, gordas, especiais. Cada uma delas valendo hoje 1.000 da um total de 22 milhões. Mais 120 mil ovelhas, robustas, lindas, grandes a 500 Reais cada uma, faz um total de 60 milhões, totalizando 82 milhões de Reais. (1 Rs 8.63) E ofereceu Salomão em sacrifício pacífico o que sacrificou ao Senhor, vinte e duas mil vacas e cento e vinte mil ovelhas; assim o rei e todos os filhos de Israel consagraram a Casa do Senhor.
3. O rei Davi comprou uma montanha para apenas construir nela um altar: O dono da montanha lê oferece de graça, mas Davi não quis oferecer algo para o Senhor que ao lê custasse nada. (1 Cr 21.22-24) E disse Davi a Ornã: Dá-me este lugar da eira, para edificar nele um altar ao Senhor; dá-mo pelo seu valor, para que cesse este castigo sobre o povo. Então, disse Ornã a Davi: Toma-a para ti, e faça o rei, meu senhor, dela o que parecer bem aos seus olhos; eis que dou os bois para holocaustos, e os trilhos para lenha, e o trigo para oferta de manjares; tudo dou. E disse o rei Davi a Ornã: Não! Antes, pelo seu valor a quero comprar; porque não tomarei o que é teu, para o Senhor, para que não ofereça holocausto sem custo.
4. Não dê Sobeja ao teu Deus, se o teu Deus é Deus: Jesus viu isso num culto em Jerusalém, que o povo dava o que estava sobrando, mas uma pobre viúva superou a todos eles. (Mr 12.44) Porque todos ali depositaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, depositou tudo o que tinha, todo o seu sustento.
III - DEUS MERECE O MELHOR E O MAIOR
1. Deus reclama pelos sacrifícios: (Is 1.11-15) De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios... Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais nédios. Quando vindes para comparecerdes perante mim, quem requereu isso de vossas mãos... (Para que cinco cultos por dia 8-10-12-15- 19 A intenção é adorar ou recadar cinco ofertas por dia?) Não tragais mais ofertas debalde; o incenso é para mim abominação... As vossas Festas das Luas Novas, e as vossas solenidades, as aborrecem a minha alma... Quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço.
2. Deus queria uma cana aromática: (Is 43.23,24) Não me trouxeste o gado miúdo dos teus holocaustos, nem me honraste com os teus sacrifícios; não te fiz servir com ofertas, nem te fatiguei com incenso. Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me encheste, mas me deste trabalho com os teus pecados e me cansaste com as tuas maldades.
3. Um tipo de Sacrifício diferente para nós: (Sl 51.17) Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Chore que é de graça, contribua generosamente por gratidão dos teus pecados que foram pagos por Jesus no Calvario, a preço de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário