ECO TEMPLO

Seguir o Blog

21 maio, 2012

GRANDEZAS INCOMPARAVEIS DE DEUS

O livro do profeta Isaías tem muitas coisas surpreendentes. Há nele muitas semelhanças com toda a Bíblia. Tem 66 capítulos - a Bíblia tem 66 livros. O livro de Isaías está dividido em duas partes: Parte I - Capítulos 1 a 39 (39 capítulos); e Parte II - Capítulos 40 a 66 (27 capítulos). Assim também está dividida a Bíblia Sagrada: O Antigo Testamento tem 39 livros, e o Novo Testamento tem 27 livros.
O Novo Testamento, segunda parte da Bíblia, começa com João Batista, que é o precursor do Messias, como a voz que clama no deserto, pregando o arrependimento e conserto da vida. A segunda parte de Isaías, que começa com o capítulo 40, também se inicia com a exortação da Voz que Clama no Deserto para que os homens consertem suas vidas: (Is 40.3) Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.
Outra curiosidade está na forma como terminam tanto o livro do profeta Isaías como o Novo Testamento. O Novo Testamento se encerra com as descrições, nos capítulos 21 e 22 de Apocalipse, do Novo Céu e Nova Terra e a Nova Jerusalém. Isaías também termina, nos dois últimos capítulos, 65 e 66, descrevendo a Nova Jerusalém e o Novo Céu e a Nova Terra: Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão. (Is 65.17) Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. (66.22)
A Parte II de Isaias contém as principais profecias acerca do Messias, o Redentor prometido. Fala de Sua glória ( 40 a 48), de Sua obra salvadora ( 49 a 57) e de Suas tremendas promessas para o Seu povo ( 58 a 66).
I – O SENHOR DEUS SE COMPARA COM O UNIVERSO (IS 40. 12, 22 E 26)
1 – Oceanos pequenos: Diz que os oceanos são tão pequenos diante dEle que Ele pode contê-los na concha de Sua mão: Quem mediu na concha da sua mão as águas...? (40.12)
2 – Universo pequeno: Ironiza que o universo medido pelo homem levaria pelo menos oito bilhões de anos-luz, e medido por Ele com palmos de Sua mão: (40.12) e tomou a medida dos céus aos palmos...? O que nós medimos com palmos? Apenas coisas pequenas
3 – A terra pequena: Mostra que para Ele a terra com seus montes são tão pequenos que Ele para medi-los necessitaria de uma balança de precisão (aquelas com que pesamos ouro) (40.12) e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com peso e os outeiros em balanças?
4 – Céu como cortina: Revela que os céus são apenas Suas cortinas – (40.22) é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar.
5 – Astros contados: E diz que as estrelas que os homens julgam incontáveis – são todas conhecidas e nomeadas por Ele (40.26) Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará.
II – O SENHOR DEUS SE COMPARA COM A SOCIEDADE (40.15-17 E 23-25)
1 – Nações como pingo: Para Ele as nações são como um pingo deágua – (40.15) Eis que as nações são consideradas por ele como a gota de um balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima.
2 – Toda lenha do Líbano: Para Ele todos os cedros do Líbano não dão nem para um sacrifício digno dele (40.16) Nem todo o Líbano basta para o fogo, nem os seus animais bastam para holocaustos.
3 – Para Ele a ONU não é nada: (40. 17) Todas as nações são como nada perante ele; ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã.
4 – Para Ele os líderes mundiais são insignificantes – Vs. 23-25 “O que reduz a nada os príncipes, e torna em coisa vã os juízes da terra.
III – O SENHOR DEUS SE COMPARA COM AS RELIGIÕES – VS18-22
1 – O Senhor é incomparável e absoluto – (40.18) A quem, pois, fareis semelhantes a Deus, ou com que o comparareis?
2 – A idolatria (que fabrica ou adora imagens religiosas) é ridícula e vã (40.19 e 20) O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e forja para ela cadeias de prata. O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover.
3 – O Senhor é o Criador de todo o universo, Ele é o sustentador da vida, Ele é o Senhor (40.21 e 22) Porventura não sabeis? Porventura não ouvis, ou desde o princípio não se vos notificou, ou não atentastes para os fundamentos da terra? Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar.
IV – O SENHOR DEUS SE COMPARA COM AS FILOSOFIAS HUMANAS (40.13 E 14).
1 – Ele é a fonte da sabedoria (40.14) Quem guiou o Espírito do SENHOR, ou como seu conselheiro o ensinou?
2 – É dele o verdadeiro entendimento, o caminho da retidão (prático) e conhecimento da vida – (40.14) Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento?
3- O Senhor Deus convida o homem a confiar nele. (40.27 e 28) Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus? Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.
4 – Sozinhos os homens mais fortes e jovens são fracos, falíveis e fadados à derrota e morte (40.30) Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão. Com Deus até os mais fracos serão mais do que vencedores (40.29 e 31) Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Ele faz o Seu povo renovar as forças, crescer e completar sua missão – (40.31) Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário