ECO TEMPLO

Seguir o Blog

21 maio, 2012

FUGIU A ALEGRIA DA VINHA

(Is 16.10)
Fugiu a alegria e o regozijo do pomar; nas vinhas já não se canta, nem há júbilo algum; já não se pisarão as uvas nos lagares. Eu fiz cessar o eia dos pisadores.
Preâmbulo: Os profetas de Israel não só se dedicaram à profecia domestica nacional, mas também a profecia internacional, para as nações vizinhas. Isaias por sua vez profetizou contra 13 nações: Síria (7.1) Assíria (10.5) Babilônia (13.1) Filistia (14.28) Moabe (15-16) Damasco (17.1) Etiópia (18.1) Egito (19-20) Babilônia (2ª vez) (21.1) Edom (21.11,12) Arábia (21.13-17) Jerusalém (22.1) Tiro (23.1)
I – AS CONDIÇÕES DE MOABE VISTA POR ISAIAS
1. Quem é Moabe: Era o filho de Ló, uma pequena nação ao leste do mar Morto, com seus vales muito férteis na produção de uva. Moabe significa: sua mão é seu pai.
2. O orgulho de Moabe: No orgulho de Moabe encontramos em múltiplas facetas (16.6) Temos ouvido da soberba de Moabe, soberbo em extremo; da sua arrogância, do seu orgulho e do seu furor; a sua jactância é vã. Nenhuma outra paixão tem levado mais pessoas à morte como o orgulho. Encontraremos no capitulo 15 de Isaias nove conseqüências desta soberba de Moabe
3. Assolação: (15.1) numa noite foi assolada. Esta invasão noturna aconteceu três anos depois de Isaias ter profetizado, quando Samaria foi invadida por Salmanasar IV e nesta invasão se incluiu Moabe. As duas principais cidades de Moabe eram: Ar de Moabe e Quir de Moabe.
4. Luto: (15.2) todas as cabeças se tornam calvas, e toda barba é rapada. Rapar a cabeça era sinal de luto.
5. Choro: (15.3) Cingem-se de panos de saco nas suas ruas; nos seus terraços e nas suas praças, andam todos uivando e choram abundantemente.
6. Tremor: (15.4) Tanto Hesbom como Eleale andam gritando; até Jaza se ouve a sua voz; por isso, os armados de Moabe clamam; a sua alma treme dentro dele. Faltou bravura nos próprios soldados de Moabe.
7. Desespero: (15.5) vão chorando pela subida de Luíte e no caminho de Horonaim levantam grito de desespero. (v.2) Sobe-se ao templo em Dibom, para chorar a sua deusa Asera.
8. Seca: (15.6) porque as águas de Ninrim desaparecem; seca-se o pasto, acaba-se a erva, e já não há verdura alguma.
9. Perdas: (15.7) que o que pouparam, o que ganharam e depositaram eles mesmos levam para além das torrentes dos salgueiros.
10. Pranto: (15.8) porque o pranto rodeia os limites de Moabe; até Eglaim chega o seu clamor, e ainda até Beer-Elim, o seu lamento.
11. Feras: (15.9) porque as águas de Dimom estão cheias de sangue; pois ainda acrescentarei a Dimom: leões contra aqueles que escaparem de Moabe e contra os restantes da terra.
II – AS CONDIÇÕES DE MOABE VISTA JEREMIAS
1. Sem gloria: (Jr 48.2) A glória de Moabe já não é.
2. Sem preocupação: (Jr 48.11) Despreocupado esteve Moabe desde a sua mocidade e tem repousado nas fezes do seu vinho; não foi mudado de vasilha para vasilha, nem foi para o cativeiro; por isso, conservou o seu sabor, e o seu aroma não se alterou. Tomavam tanto vinho que suas fezes eram de vinho.
3. Sem vida: (Jr 48.15) Moabe está destruído e subiu das suas cidades, e os seus jovens escolhidos desceram à matança, diz o Rei, cujo nome é Senhor dos Exércitos.
4. Sem poder: (Jr 48.25) Está eliminado o poder de Moabe, e quebrado, o seu braço, diz o Senhor.
5. Sem jubilo: (Jr 48.33) Tirou-se, pois, o folguedo e a alegria do campo fértil e da terra de Moabe; pois fiz cessar nos lagares o vinho; já não pisarão uvas com júbilo; o júbilo não será júbilo.
6. Sem abundancia: (Jr 48. 35,36) Farei desaparecer de Moabe, diz o Senhor, quem sacrifique nos altos e queime incenso aos seus deuses. Por isso, o meu coração geme como flautas por causa de Moabe, e como flautas geme por causa dos homens de Quir-Heres; porquanto já se perdeu a abundância que ajuntou. Quem chora aqui é o Profeta Jeremias por Moabe. É bom os Ministros chorar como Jesus chorou por Jerusalém. (Lc 19.41)
7. Sem forças: (Jr 48.41) São tomadas as cidades, e ocupadas, as fortalezas; naquele dia, o coração dos valentes de Moabe será como o coração da mulher que está em dores de parto.
III - OS MELHORES COISAS FORAM ATINGIDAS
1. A vinha é símbolo da Igreja: (Is 5.7) Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel. Só os crentes podem se alegrar em Deus mesmo que a figueira não floresça (Hc 3.17,18).
2. As melhores uvas de Quir-Haresete: Pelo clima desértico de Moabe facilitava uma excelente produção vitivinícula, as uvas de Quir-Haresete, eram as melhores da região. O melhor ouro era de Ofir, (1 Rs 10.11) o melhor Balsamo era de Gileade, (Jr 8.22) a melhor lã era de Sardes.
3. Os melhores campos de Hesbom: Os melhores campos de Moabe estavam em Hesbom, só que eles estavam murchos. (16.8) Porque os campos de Hesbom estão murchos; os senhores das nações talaram os melhores ramos da vinha de Sibma, que se estenderam até Jazer e se perderam no deserto, sarmentos que se estenderam e passaram além do mar. Os melhores campos de trigo faziam as melhores farinhas, mas com estas farinhas e passas se fazia bolos à deusa Asera em Moabe (Os 3.1).
4. A melhor vinha era a Sibma: (16.8) que se estenderam até Jazer e se perderam no deserto, sarmentos que se estenderam e passaram além do mar. A proposta era regar a melhor vinha com o melhor liquido, lagrimas. (16.9) regar-te-ei com as minhas lágrimas. Ainda é bíblico derramar lágrimas em favor da igreja.
5. As raposas destroem as vinhas: (Ct 2.15) Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor.
IV - ALEGRIA PRODUZIDA NA VENDIMIA
1. Vendimia é o período da colheita: Produzia muita alegria nos proprietários das vinhas e nos trabalhadores das mesmas. Os que pisavam as uvas no lagar. Eles diziam eia, que grande colheita, eia que abundancia de vinho.
2. Havia Cantos na vinha: Tem pessoas que pouco a pouco foi perdendo sua alegria, pouco a pouco o seu canto. Em Moabe fugiu. Em outros lugares, mandaram embora, proibiram sua manifestação. Mataram os cânticos de louvor.
3. Havia Alegria na Vinha: Pelo resultado, pela abundancia, pelo mosto e vinho que ela produzia. O vinho que produz em nós alegria hoje é a Unção do Espírito Santo.
4. Havia Jubilo na Vinha: Jubilo é uma expressão de alegria maior que o canto, é gritos fortes de alegria, de grande contentamento.
5. Os santuários de Moabe: Moabe entrava nos seus santuários para orar e nada alcança. Voltavam sem resposta, sem a benção de Deus. Quantas vezes encontramos pessoas assim, nada alcançam diante de Deus, mesmo estando no lugar certo.
6. Vamos resgatar o cântico da Vinha? (Is 5.1) Agora, cantarei ao meu amado o cântico do meu amado a respeito da sua vinha. O meu amado teve uma vinha num outeiro fertilíssimo.
7. Que fez o amado a sua Vinha? (Is 5.2) Sachou-a, limpou-a das pedras e a plantou de vides escolhidas; edificou no meio dela uma torre e também abriu um lagar. Ele esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário