ECO TEMPLO

Seguir o Blog

13 maio, 2012

NAS TENDAS DOS JUSTOS HÁ VOZ DE JÚBILO


(Salmos 118.15)

Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do Senhor faz proezas.

Preambulo: Tem observado algumas casas de pessoas que não são evangelicas, não pofessam a fé em Jesus Cristo e  gozam de uma harmonia  familiar inabalavel, se jutam para passar um final de semana, fazem um churrasco e para atualizar as conversas, brincadeiras e noticias. Imagina quanto maior deve ser essa harmonia, essa alegria na casa do justo, da familia que teme ao Senhor.
As tendas dos Judeus eram pequenas e rusticas, pequenas para ser facil de transportar ja que não tinha eles moradas permanetes, porem eram mais comodas que os palacios das maldades, por que nelas havia voz de jubilo e de salvação.

I – NAS TENDAS ONDE NÃO HA VOZ JUBILO
1.   Ha voz de Lamentos: (Lm 5.15) Cessou o júbilo de nosso coração, converteu-se em lamentações a nossa dança. Esse episodio encontramos nos dias, ou no anos de sitio de Jerusalem e posteriormente no cativero. Jubilo se converter em lamento é muito triste esta informação. Pelo contrario quando a voz de Jubilo até a tristeza salta de alegria.
2.   Ha voz de Desesperos: Se pode observar esse tipo de voz num velorio de um familiar onde Deus não esta presente, desepero, gritos de remorso e muito dor.
3.    Ha voz de Gritaria: (Ef 4.31) Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Gritaria é pecado e só se ouve na casa de quem não é justo.
4.   Ha voz de Injustica: (Mq 6.10) Ainda há, na casa do ímpio, os tesouros da impiedade e o detestável efa minguado? O profeta Miqueias esta perguntando se existe na tua casa o efa minguado? Efa era uma medida basica de 37 litros . Efa minguado existe quando ha dua medidas. Pessoas assim para comprar querem receber com um Efa tranbordante, mas para vender  com Efa minguado. É a mesma coisa dizer que tem 1 Kg . e no fundo tem 950 Gr.

II – ADEMAIS DO JUBILO OUTRAS COISAS HA NA CASA DO JUSTO
1.    Ha Prosperidade: (Sl 112:3) Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre. (Pr 14.11) A casa dos perversos será destruída, mas a tenda dos retos florescerá.
2.    Ha grande tesouro: (Pr 15:6) Na casa do justo há grande tesouro, mas na renda dos perversos há perturbação. (Pr 21:20) Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os desperdiça 
3.    Ha proteção de Deus: (salmo 91.10) Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. Nenhum mal chegou na casa dos Israelitas na terra do Gosen – Egito quando Deus castigou os egipicios com dez pragas. Que promessa grande a nosso favor.
4.    Ha benção de DeusA maldição do Senhor habita na casa do perverso, porém a morada dos justos ele abençoa. (Pr. 3.33)
5.    Ha estabilidade: (Pr 12.7) Os perversos serão derribados e já não são, mas a casa dos justos permanecerá.
6.   Ha voz de Jubilo: Pode haver de tudo na casa do Justo, prosperidade, tesouro, proteção de Deus, mas sobre todas estas coisas não ha nada melhor que Jubilo. Jubilo é a alegria em excesso, alegria abundante. É assim na sua casa?
7.   Ha voz de salvação: O proposito de Deus é salvar as familias. Quando a salvação esta na casa do justo a conversa é de benção, vitoria. Vamos mencionar duas casas onde chegou a Salvação na casa do Carcereiro de Filipos (At 16.31-34) e na casa de Zaqueu. (Lc 19. 9, 10). 

III - RECOMENDAÇÕES A CASA DE ARÃO (COLOQUE SEU NOME NO LUGAR DE ARÃO)
1.    Salmos 115:10 A casa de Arão confia no Senhor; ele é o seu amparo e o seu escudo. (A casa de Teófilo confia no Senhor; ele é o nosso amparo e nosso escudo).
2.    Salmos 118:3 Diga, pois, a casa de Arão: Sim, a sua misericórdia dura para sempre. (Diga, pois, a casa de Teófilo: Sim, a sua misericórdia dura para sempre).
3.    Salmos 135:19 Casa de Israel, bendizei ao Senhor; casa de Arão, bendizei ao Senhor. (Casa de Teófilo, bendizei ao Senhor; casa de Teófilo, bendizei ao Senhor).
4.    Recomendações a exultar e jubilar: (Is 12.6) Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti. (Sf 3.14)Canta, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te e, de todo o coração, exulta, ó filha de Jerusalém. (Zc 2.10) Canta e exulta, ó filha de Sião, porque eis que venho e habitarei no meio de ti, diz o Senhor. (Zc 9.9) Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.

IV - COMO FAZER PARA QUE HAJA VOZ DE JUBILO NA TUA CASA
1.    Pela logica da justiça é só fazer as coisas certas: É garantia do texto afirma que na casa do justo ha voz de jubilo e de salvação. Fazer as coisas corretamente vai trazer jubilo a minha tenda. Fazendo as coisas erradas, o jubilo desaparece, junto com o sono, o apetite e a paz.
2.    E só comentar e se alegrar com as respostas de Deus: Se estamos recebendo a resposta de Deus das orações feitas, com certeza iremos comentar elas muitas vezes na nossa casa e assim haverá voz de Jubilo
3.    Por estabelecer um nivel de conversa sabia: (Fp 4.8) Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
4.    Por não falar coisas tristes do passado: (Is 43.18,19) Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário