ECO TEMPLO

Seguir o Blog

13 maio, 2012

NÃO FOSSE O SENHOR, QUE ESTEVE AO NOSSO LADOm


(Salmo 124.1-6)

Não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, e nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós; as águas nos teriam submergido, e sobre a nossa alma teria passado à torrente; águas impetuosas teriam passado sobre a nossa alma. Bendito o Senhor, que não nos deu por presa aos dentes deles. Salvou-se a nossa alma, como um pássaro do laço dos passarinheiros; quebrou-se o laço, e nós nos vimos livres. O nosso socorro está em o nome do Senhor, criador do céu e da terra.

Preâmbulo: Este Salmo pode ter contexto histórico em Neemias 4.1 Tendo Sambalate ouvido que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito, e escarneceu dos judeus. Chama-me muito a atenção que criaturas da mesma espécie podem chegar a ter um ódio tão grande a ponto de querer engolir vivo, estamos falando da espécie humana. É normal que Satanás e seus servos se levantem contra nós, mas não que alguém internamente se levante.

I - FALANDO DAS ESTRATÉGIAS DO NOSSO INIMIGO
1.    Levantam-se contra nós: Muitas vezes é tão grande a petulância que se levantam contra nós de maneira visível, outras vezes se levantam contra os homens de maneira invisível, oculta. Falando mal, fazendo oposição e traindo como Judas. Judas tinha intimidade com Jesus, Judas comia do mesmo prato que Jesus, mas Judas o traiu (Mt 26.23).
2.    Querem nos engolir: Este é um texto inédito, único, onde revela a intenção do inimigo e muito mais que intenção sua vontade de engolir-nos. Devorar diz o texto 1 Pedro 5.8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.
3.    Sua ira se acende contra nós: Acender a ira, pegar fogo, foi uma atitude constante em toda a Bíblia.
4.    Querem nos submergir: Submergir é uma estratégia nova do inimigo. Vejamos um texto apocalíptico, que sucederá na grande tribulação, com Israel, representado aqui numa mulher: (Ap 12.15,16) Então, a serpente arrojou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio. A terra, porém, socorreu a mulher; e a terra abriu a boca e engoliu o rio que o dragão tinha arrojado de sua boca.
5.    Querem nos fazer presa: Satanás não tem apenas uma tática, um desejo, ele tenta engolir, mas não pode, tenta submergir-nos, mas não pode que nos fazer presa, mas não pode. Em João 10.10 o ladrão tem uma tripla ação ou desejo: O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

II - QUEM PODE SER O TEU OPOSITOR DIFÍCIL DE LIDAR COM ELE?
1.    O chefão de um funcionário: arbitrário, déspota, intransigente que exige tudo dentro do raio de suas decisões caprichosas, manias e vontade soberana. Ninguém o contesta ninguém ousa dizer-lhe não. É o chefão autocrata, soberano, absoluto, sempre auto-suficiente, mas sempre mal-humorado incapaz de reconhecer qualquer engano ou fraqueza. Seu ódio ou implicância por determinado funcionário é cruel. Quem sabe você esta vivendo isso. Por isso todos os que estão sob sua jurisdição tremem sempre,  só estão tranqüilos e felizes à distância.
2.    O professor de um aluno: Que apavora que persegue determinado aluno ou aluna, tudo faz para atrapalhar seu bom desempenho. Conhece você alguém assim?
3.    O marido de uma mulher: Obsessivo, Déspota, que só vê os erros e falhas em você, trazendo-a sob chicote, sempre medrosa, sempre tensa pelos desagradáveis imprevistos o humor azedo. Um tipo de homem como o clima instável, hora com sol, hora nublado. Homem de mal trato com a esposa e filhos.
4.    Fique sabendo esses tipos de pessoas: Não há monstro nesta vida que possa me engolir se o Senhor estiver ao teu lado. Diga isso a Satanás repetidas vezes: O Senhor esta do meu lado, o Senhor esta do meu lado.

III – AS POSIÇÕES DEFENSIVAS DE DEUS
1.    Deus esta ao nosso lado: Na verdade Deus esta em varias posições, dependendo da necessidade, mas estar ao nosso lado é uma das posições mais cerca, de maior beneficio.
2.    Esta no meio: (Mt 18.20) Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
3.    Esta na nossa mão direita: (Sl 16.8) O Senhor, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado. (Sl 63.8) A minha alma apega-se a ti; a tua destra me ampara.
4.    Faz para nós sombra: (Sl 17.8) Guarda-me como a menina dos olhos, esconde-me à sombra das tuas asas. (Sl 36.7) Como é preciosa, ó Deus, a tua benignidade! Por isso, os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas. (Sl 91.1 ) O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente. Não foram apenas os israelitas que tiveram essa benção no deserto.
5.    Protege-nos como escudo: (Sl 7.10)  Deus é o meu escudo; ele salva os retos de coração.  (Sl 84.9) Olha ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido (Sl 115.9-11) Israel confia no Senhor; ele é o seu amparo e o seu escudo. A casa de Arão confia no Senhor; ele é o seu amparo e o seu escudo. Confiam no Senhor os que temem o Senhor; ele é o seu amparo e o seu escudo.
6.    Sua mão esta estendida ao nosso favor: (Sl 136.9-11) Feriu o Egito nos seus primogênitos... Tirou a Israel do meio deles... Com mão poderosa e braço estendido, porque a sua misericórdia dura para sempre.
7.    Estamos nas palmas da sua mão: (Is 49.16) Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei.

IV – O NOSSO RECONHECIMENTO DE DEUS
1.    Devemos reconhecer a sua Defesa: (Sl 124.1) Não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado. Muitas vezes encontramos pessoas se gabando de sua esperteza. Outros contando da suas defesas, que não leva desaforo para casa, que não tem cabelo na língua, que da a resposta na hora.
2.    Devemos reconhecer a sua Grandeza: (Sl 86.10) Pois tu és grande e operas maravilhas; só tu és Deus! (Sl 86.15) Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e cheio de graça, paciente e grande em misericórdia e em verdade. (Sl 104.1) Bendize ó minha alma, ao Senhor! Senhor, Deus meu, como tu és magnificente: sobre vestido de glória e majestade.
3.    Devemos reconhecer nossa Dependência: (Jo 15.5) Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (Ex 33.15) Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário