ECO TEMPLO

Seguir o Blog

12 maio, 2012

FAMILIAS ENFRAQUECIDAS, COMO FORTALECER-LAS.

Pr.Teófilo Karkle

(Provérbios 30.11-15 - Versão Corrigida)

Há uma geração que amaldiçoa a seu pai, e que não bendiz a sua mãe.Há uma geração que é pura aos seus próprios olhos, mas que nunca foi lavada da sua imundícia. Há uma geração cujos olhos são altivos... Há uma geração cujos dentes são espadas...

Preâmbulo: Quatro vezes diz o Texto escolhido para esta mensagem: ‘Ha uma Geração’ Ao comparar a nossa Geração presente com a geração dos meus avôs e até mesmo dos meus pais, me dou conta que a nossa Geração é uma geração Enfraquecida. Vejamos cinco pontos que está enfraquecendo as famílias, anda que poderia ser 50.



I - PONTOS ONDE ESTA O ENFRAQUECIMENTO

1.    Pais Terceirizados: A nossa geração é uma geração de abandonados. Os pais deixam os filhos a cuidados de terceiros: Colégio, tios, irmãos mais velhos e até os vizinhos, que dão uma olhadinha nas crianças. Pesquisas feitas mostram que os pais passam apenas seis minutos proveitosos com seus filhos por dia. Deuteronômio 6.6-9 combate a Terceirização: Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas. Hoje o que esta nas paredes é pôsteres de Ídolos da mídia.

2.    A formação do caráter eletrônica: A TV e os jogos eletrônicos cuidam disso. Caráter agressivo nos Jogos de Play: Tal como Resident Evil. (Demônio Residente – Ou Residência do Demônio) Muitas meninas se vestem e agem imitando toda a sensualidade das animadoras de auditório; maquiagem e cantadas nos meninos já são comuns. Os meninos falam e se portam seguindo os modelos que têm de violência e desrespeito; chutam, batem e quebram. (Sl 101.3) Não porei coisa má diante dos meus olhos...

3.    Mundo virtual é o pão nosso de cada dia: Filhos de todas as idades sem limites para o uso as Internet. Formam redes sociais de amizades, e gastam seu preciso tempo derramando palavras.

4.    Uma geração com os Dedos nos Botões: É incrível a propagação da telefonia celular, alguns com planos para a família, todos passam a ter um aparelho. Esse aparelho vive nas mãos das pessoas. Para mandar mensagem, para ver a hora, para tirar a foto, para apertar o play do MP3, para atender as ligações. Outro tipo de botões são os das roupas que nossos jovens estão tirando, para fazer do sexo livre e Express (ultrarrápido).

5.    A educação moral e cristã já virou função da igreja. Pais cristãos mandam as crianças para as classes bíblicas dominicais para descansarem de mais esta responsabilidade. Muitos nem sabem se seus filhos já confessaram a Jesus como seu Senhor e Salvador (Rm 10.9,10). Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. (10) Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.




II - SEIS PONTOS PARA FORTALECER A FAMILIA

1.    Passar mais tempo juntos: Precisamos ser uma família que realizamos muitas atividades juntas. Esse tempo passado juntos não acontece por acaso, precisamos fazer acontecer. Isso nos mantém unido em todas as áreas: refeições, recreações, trabalhos e cultos. O que esta acontecendo que não refeições a família já não senta junto à mesa. Um filho senta no sofá, come com o prato na mão por que sua novela esta passando. Um come na frente, pois vai sair. Outro na hora da janta resolve ir tomar banho.

2.    Ter uma boa Comunicação: Precisamos passar bom tempo conversando e ouvindo com atenção. O bom ouvinte transmite respeito. Se você me ouve, então eu o ouço. Quero sugerir uma forma de ajudar as pessoas a realmente ouvirem o que você diz. Escreva uma nota e expresse seus sentimentos e então peça a seu cônjuge (ou filhos) para ler essa nota quando você não estiver presente, dando-lhe assim atenção total. Tem esposos e esposas que nunca escutam um ao outro. Tem pessoas com a capacidade de atender um telefone e falar ao mesmo tempo com alguém da família e diz acenado com a cabeça: sim, ouvi, continue... Mas prossegue falando com a outra pessoa pelo telefone. Ouvir é uma parte muito importante da boa comunicação.

3.    Compromisso Familiar: Compromisso se tornou uma palavra impopular nestes dias. Chama-me a minha atenção quando ouço uma propaganda assim: Fazer Orçamento sem Compromisso. Deveria ser dito: Fazer Orçamento Gratuito. A maioria das pessoas não está disposta a comprometer-se de forma alguma. Como criar Compromissos na Família? Quando a vida se torna tão agitada que os membros da família sentem que não estão passando muito tempo juntos o quanto deveriam, sentam-se e preparam uma relação de atividades nas quais todos possam estar envolvidos. Com percepção crítica organizam as prioridades a fim de reservar mais tempo livres para a família.

4.    Elevado grau de participação na Igreja: O fato de participar na Igreja de forma equilibrada gera uma felicidade familiar. Sem que o marido ou a esposa vivam dentro da Igreja indo todos os dias. Esse compromisso com a Igreja e Deus ajuda a Família a ser mais pacientes uns com os outros, mais perdoadores, mais prontos a eliminarem a ira, mais positivos e mais incentivadores. (Ef 4.32) Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

5.    Enfrentando as crises com esperança: As crises devem ser tratadas com esperanças. Ver mesmo na crise por mais negra que seja que ha algum elemento positivo, não importa o quão diminuto seja e concentram-se nele. Aprendam a confiar e a contarem uns com os outros. A família se unindo não permitirá que as crises os fragmentem. Não podemos estar como aqueles 4 leprosos de 2 Reis 7.4 Se dissermos: Entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos aí; e se ficarmos aqui, também morreremos. Vamos nós, pois, agora, e passemos para o arraial dos sírios; se nos deixarem viver, viveremos, e se nos matarem, tão-somente morreremos.

6.    Admiração mutua por todos: Devemos expressar muita admiração pela nossa Família. Isso nos faz sermos edificados psicologicamente. Não há ninguém que não de ser admirado. Algumas vezes o marido prefere o ambiente do trabalho porque seus colegas o fazem se sentir melhor em relação a si mesmo do que sua esposa – sente-se mais respeitado. Infeliz-mente, a esposa não tem essa mesma possibilidade do marido e se ele não demonstrar apreciação por ela sua autoestima míngua e morre. O filho, muitas vezes prefere passar tempo com seus colegas porque estes não o criticam da forma que seus pais fazem. A afirmação pode ser um jogo divertido na família. Tente fazer isso no culto familiar. Cada um tece algum elogio a outro membro da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário