(Jó 28.7)
Essa vereda, a ave de rapina a ignora, e jamais a viram os olhos do falcão.

Preambulo: Esse capitulo 28 de Jó mostra o esforço que fazem os Mineiros para encontrar os metais preciosos na profundidade da terra. La dentro da Mina, privado da vida boa da superficie, arriscam suas vidas, na escuridão. Revolvendo todas as pedras em busca de algo precioso. Nós fazendo uso da elogoria devemos buscar nas profundidades do Evangelho, da Biblia a verdadeira Sabiduria. Este caminho é uma vereda que a ave de rapina ignora.

I - QUE FAZIAM OS MINEIROS ANCESTRAIS NO TEMPO DE JÓ
1.    Jó faz uso la alegoria da Mina, para falar da sabedoria: Assim com os Mineiros que se esforçam abrindo tuneis nas montanhas em busca de prata, ouro, ferro, cobre, onix, safira e cristal. Jó menciona sete tipos de materiais preciosos: (28.1) Na verdade, a prata tem suas minas, e o ouro, que se refina, o seu lugar. (28.2) O ferro tira-se da terra, e da pedra se funde o cobre(28.6) Nas suas pedras se encontra safira, e há pó que contém ouro.(28.16) O seu valor não se pode avaliar pelo ouro de Ofir, nem pelo precioso ônix, nem pelasafira. (28.17) O ouro não se iguala a ela, nem o cristal; ela não se trocará por jóia de ouro fino
2.    Os mineiros usavam lanternas: Para entrar na Mina e procurar as pedroas ocultas. (28.3) Os homens põem termo à escuridão e até aos últimos confins procuram as pedras ocultas nas trevas e na densa escuridade.
3.    Os mineiros abriam minas fora da cidade: (28.4) Abrem entrada para minas longe da habitação dos homens, esquecidos dos transeuntes; e, assim, longe deles, dependurados, oscilam de um lado para outro.
4.    Os mineiros  fazem perfurações no rochedo: (28.9) Estende o homem a mão contra o rochedo e revolve os montes desde as suas raízes. (28.10) Abre canais nas pedras, e os seus olhos vêem tudo o que há de mais precioso.
5.    Os mineiros tapavam as filtrações de agua na mina: (28.11)Tapa os veios de água, e nem uma gota sai deles, e traz à luz o que estava escondido.

II – O EVANGELHO É COMO UMA MINA, PRECISA CAVAR.
1.   Alguns ficam na superfície: Tem muitos cristãos nominais apenas, sem muito conhecimento, sem muito esforço. Estão sempre aprendendo, sem na beira da praia. Tratando de garimpar na superfície e nada encontram.
2.   Alguns fazem casa na areia: Fazer uma casa na areia, é muito fácil de cavar, é um tipo de Evangelho sem sacrifício, mas não tem nenhuma estabilidade. A bíblia chama esse tipo de pessoa de insensato. (Mt 7.26) E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia.
3.   Alguns são volúveis como as ondas do mar: A onda do mar vem com imponência, beleza, força, depois volva (Tg 1.6) Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.
4.    Alguns fazem tráfico na imensidade das águas: (Sl 107.23, 24)Os que, tomando navios, descem aos mares, os que fazem tráfico na imensidade das águas, esses vêem as obras do Senhor e as suas maravilhas nas profundezas do abismo.

III - O QUE JÓ FALA SOBRE A SABEDORIA
1.   Onde achar a Sabedoria: (12) Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar do entendimento? (13) O homem não conhece o valor dela, nem se acha ela na terra dos viventes. Donde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar do entendimento?
2.   Onde a Sabedoria não esta: (14) O abismo diz: Ela não está em mim; e o mar diz: Não está comigo. (22) O abismo e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama.
3.   O valor da sabedoria: (15-19) Não se dá por ela ouro fino, nem se pesa prata em câmbio dela O seu valor não se pode avaliar pelo ouro de Ofir, nem pelo precioso ônix, nem pela safira. O ouro não se iguala a ela, nem o cristal; ela não se trocará por jóia de ouro fino;ela faz esquecer o coral e o cristal; a aquisição da sabedoria é melhor que a das pérolas. Não se lhe igualará o topázio da Etiópia, nem se pode avaliar por ouro puro.
4.   Ela vem de Deus: (23-28) Deus lhe entende o caminho, e ele é quem sabe o seu lugar.Porque ele perscruta até as extremidades da terra, vê tudo o que há debaixo dos céus. Quando regulou o peso do vento e fixou a medida das águas; quando determinou leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões, então, viu ele a sabedoria e a manifestou; estabeleceu-a e também a esquadrinhou.E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento.

IV - ESSA VEREDA, A AVE DE RAPINA A IGNORA.
(Jó 28.7) Essa vereda, a ave de rapina a ignora, e jamais a viram os olhos do falcão.
(Jó 28.21) Está encoberta aos olhos de todo vivente e oculta às aves do céu.
1.    A atração da ave de rapina: Deus criou as aves de rapina com o propósito de limpar a terra. (Mt 24.28) Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres. Onde estiver algo pode em decomposição ai esta sua atração.
2.    As aves do céu comem a semente: (Mc 4.4) E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. A parabola do semeador foi a unica parabola que Jesus explicou, entãs essas aves do ceus são os demonios (Mc 4.15) São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles.
3.    Sabedoria, vereda ignorada pelas aves(Jó 28.7) Essa vereda, a ave de rapina a ignora, e jamais a viram os olhos do falcão. (Jó 28.21) Está encoberta aos olhos de todo vivente e oculta às aves do céu.
4.    Sem ratos, sem morcegos, se moscas: Há igrejas que se especializam em coisas demoníacas (ratos, morcegos e moscas) Para esse tipo de igreja é como que eles vivessem num local infestado de ratos (demônios morcegos e moscas) que cruzam por cima de tudo, roem, destroem, sujam. (Diga) Na minha Igreja... Satanás não chega, não entra, não pisa, não suja, Essa vereda ele ignora, não tem atrativos em putrefação, deterioração, para ele sentir o cheiro. Repitamos: Na minha casa...