ECO TEMPLO

Seguir o Blog

12 maio, 2012

EM SUAS OBRAS HÁ GLÓRIA


(Salmo 111.3)

Em suas obras há glória e majestade, e a sua justiça permanece para sempre.

Preâmbulo: Neste Salmo o salmista esta falando três vezes sobre a Obra do Senhor. No versículo dois ele reconhece a Obra do Senhor como Grande. Diz a palavra: Grandes são as obras do Senhor, consideradas por todos os que nelas se comprazem. No versículo três ele dia que emsuas Obras há Glória e Majestade... E no versículo sete diz: As obras de suas mãos são verdade e justiça...
Precisamos definir que tipo de gloria é essa nas suas Obras: A gloria das suas obras faz o ser humano se admirar dela, considerar suas Obras com espanto misturado com prazer. Gloria aqui é maravilhar-se, assombra-se, admirar-se. Gloria aqui é um sentimento de deleite, de enlevo, de respeito, ante o que se julga nobre, belo ou digno de consideração. Que obras? O contexto dá a entender que o salmista está falando aqui de duas extraordinárias obras de Deus: a criação e a redenção.

I - HA UMA GLORIA OCULTA NAS OBRAS DE DEUS
1.    Deus trabalha assim, escondendo Mistérios: (Pr 25.2) A glória de Deus é encobrir as coisas, mas a glória dos reis é esquadrinhá-las.  Só para ter o prazer de Revelar para aquele que esquadrinha. Jesus também trabalhava assim, falava por parábolas, com a intenção que os interessados viessem a ele por mais detalhes e pelas explicações. (Mt 13.10 e 13) Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas? Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem.
2.    Coisas encobertas e coisas reveladas: (Dt 29.29) As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. Uma grande infinidade de misterios, só na eternidade mesmo ficaremos conhecendo no céu, diretamente de Deus.
3.    O homem trabalha assim, esquadrinhando Mistérios: Todos os descobrimentos científicos foram realizados pelo homem através das ciências modernas. A íris, os digitais, o DNA, as propriedades e composições das substancias químicas. Os estudos de Apicultura chegam a descrever uma abelha com luxo de detalhes, seus 21 dias de vida, sua produção de mel, de cera, de própolis, suas etapas e funções, desde alimentar os filhotes, limpar a colméia, ser guerreira na porta da casa e só no ultimo dia de vida ela sai para trazer o mel e acaba morrendo fora de casa.
4.    Os descobridores colocam os seus nomes: Os sábios que descobre as coisas de Deus colocam os seus nomes nas coisas descobertas. Nome em estrelas, nomes em doenças, no em espécies de insetos e com isso tem sua gloria, perdão, seu orgulho, sua gabação, sua euforia, crendo-se os tais.
5.    Qual o propósito de tantos detalhes: O universo esta cheio de detalhes, formas, cores, sabores e posições com o propósito de mostrar a glória Deus para o gozo de seu povo. Os salmistas nunca tiveram o benefício do telescópio Hubble e ainda assim eles foram inspirados para escrever sobre a obra de Deus.
6.    Suas Obras são provas contundentes de sua existência. Você não se atreveria a pensar que a sofisticada máquina do computador veio a existir como fruto da evolução. Tem que haver um fabricante por trás de tudo. Como é possível, então, pensar que o corpo humano e os mistérios da natureza apareceram no Universo por acaso? Se o computador é a prova da existência de um entendido em informática, a criação é também a prova de que existe um criador. Não somos frutos da casualidade. Sabemos de onde viemos, e, em conseqüência, a vida tem sentido.

II – EVIDENCIAS DE GLORIA NAS OBRAS DE DEUS
1.    As duas Obras magnas de Deus: Deus criou tudo o que existe, incluindo os extintos dinossauros, que deixaram de existir com a caída de Lúcifer a terra. Deus criou coisas gigantes e coisas diminutas. O selo desta Criação foi o homem, perfeito, dotado de comunhão com Deus, mas a primeira obra de Deus, tão maravilhosa, tão organizada, veio o inimigo e a estragou tudo, introduzindo a mancha do pecado, ele condenou a criação à autodestruição. O ser humano iria se deteriorando, consumido por seu egoísmo, e arrastaria com ele a natureza inteira. Por isso Deus realizou a sua segunda Obra a da Redenção, para redimir o homem de volta para ele, através de Jesus Cristo.
2.    No por do sol alaranjado: Se alguém se dedicara fotografar todos os entardeceres, nunca se repetirá uma foto nos 365 dias do ano. O céu se coloca como que pintado à mão, muda a cada segundo de tonalidade até se desvanecer com a chegada da cor cinza escura da noite.
3.    Nas noites de luas cheias: Todos se admiram da beleza da lua que esta a uma distancia da terra de 384 mil Km. Uma curiosidade sobre as Luas e que existem segundo a última contagem, mais de 150 luas povoam o sistema solar: Netuno é cercado por 13 delas; Saturno tem 60; Júpiter possui 63.
4.    Nas imensidões dos mares: O oceano Pacífico é a maior massa marítima do globo, com 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta. Sua profundidade média é de ( -4.282 m ) É no Pacifico onde se localiza a fossa mais profunda, com ( -11,022 m ). O oceano Atlântico é o segundo maior oceano em extensão, com uma área de aproximadamente 106.200.000 km², cerca de um quinto da superfície da Terra.
5.    Nas alturas das montanhas: O pico mais alto do Brasil é o Pico da Neblina, com 3.014 metros . O Morro da Igreja é uma elevação situada na Região Sul do Brasil, no sudeste do estado de Santa Catarina, na Serra Geral, no município de Urubici. Seu pico está situado a 1.822 metros de altitude, sendo o ponto habitado mais alto da Região Sul e onde foi não oficialmente, registrada a temperatura mais baixa do Brasil: -17,8°C, em 29 de junho de 1996.
6.    Nos detalhes de uma flor: Wolffia Angusta a menor flor do mundo, é uma planta aquática, do tamanho da cabeça de um alfinete, podem caber dezenas de exemplares num dedo. Navegam livremente, geralmente aos pares. Tem elevado valor nutritivo porque 40% da planta são proteínas, valor muito próximo do da soja.
7.    Nas pequenas estruturas vivas: Existe uma ciência chamada Microbiologia que se dedica a estudar os microrganismos, incluindo eucariontes unicelulares e procariontes, como as bactérias, fungos e vírus. Algumas bactérias a vida delas é de 30 minutos apenas.

III - TRIBUTAREI AINDA AO SENHOR MAIS GLORIA
1.    Tributarei mais que o firmamento: (Sl 19.1) Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Uma noite de luar é um testemunho de beleza portentosa. Os relâmpagos na escuridão da noite mostram sua voz e seu poder, jamais reproduzido pelo homem.
2.    Tributarei mais que as aves do céu: (Sl 150.6) Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia! (Sl 71.14) Quanto a mim, esperarei sempre e te louvarei mais e mais.
3.    Tributarei mais que um cético: Até o cético (ateu) acaba reconhecendo gloria na criação de Deus.  Imagina quanta gloria podem ver os que as consideram e se comprazem por elas?
4.    Serei um promotor das maravilhas encontradas: (Sl 9.1)Louvar-te-ei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário