ECO TEMPLO

Seguir o Blog

12 maio, 2012

FAZENDO O NOME DE DEUS GRANDE


Pr. Teófilo Karkle
O teu braço é armado de poder, forte é a tua mão, e elevada, a tua destra. (Salmo 89.13)

Preâmbulo: Inspirado na canção ‘Jesus em tua Presença , reunimos-nos aqui’ faço o titulo desta mensagem. Como podemos fazer para que o nome do Senhor seja grande, si ele é grande por si só? Descobrindo o que escreveram sobre a grandeza dele como, exemplo, Salmo 89.6-10 Pois quem no céu se pode igualar ao Senhor? Quem entre os filhos dos poderosos pode ser semelhante ao Senhor? Deus é muito formidável na assembléia dos santos, e para ser reverenciado por todos os que o cercam. O Senhor Deus dos Exércitos, quem é poderoso como tu, Senhor, com a tua fidelidade ao redor de ti? Tu dominas o ímpeto do mar; quando as suas ondas se levantam, tu as fazes aquietar. Tu quebraste a Raabe como se fora ferida de morte; espalhaste os teus inimigos com o teu braço forte. Ele fez tantas coisas maravilhosas, algumas delas um pouco estranho como as que veremos a seguir:

I - ELE DESPERTOU O ESPIRITO DE CIRO
1.    Ele despertou o espírito de Ciro: Para liberar a saída do povo de Israel de Babilônia(Ed 1.1) No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse à palavra do Senhor, pela boca de Jeremias), despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito. (v.3) Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que está em Judá, e edifique a casa do Senhor Deus de Israel.
2.    Ciro foi chamado de ‘meu Pastor’: (Is 44.28) Que digo de Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundadoCiro era um Persa, não temeroso do Deus de Israel, mas ele foi despertado por Deus para iniciar o Regresso dos Judeus de Babilônia.

II – ELE USA PESSOAS PERVERSAS, PARA CORREGIR AS BOAS.
1.   Babilônia chegou a ser o Martelo de Deus: (Jr 51.20-23) Tu, Babilônia, eras meu martelo e minhas armas de guerra; por meio de ti, despedacei nações e destruí reis; por meio de ti, despedacei o cavalo e o seu cavaleiro; despedacei o carro e o seu cocheiro; por meio de ti, despedacei o homem e a mulher, despedacei o velho e o moço, despedacei o jovem e a virgem; por meio de ti, despedacei o pastor e o seu rebanho, despedacei o lavrador e a sua junta de bois, despedacei governadores e vice-reis.
2.   Ele usou moscas e abelhas: Para executar juízo. As moscas são os egípcios as abelhas são os assírios. (Is 7.18,19) Porque há de acontecer que naquele dia assobiará o Senhor às moscasque há no extremo dos rios do Egito, e àsabelhas que estão na terra da Assíria. E todas elas virão, e pousarão nos vales desertos e nas fendas das rochas, e em todos os espinheiros e em todos os arbustos.
3.   Deus criou o assolador: (Is 54.16) Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo e que produz a arma para o seu devido fim; também criei o assolador, para destruir.
4.   Ele fere, ele cura: (Jó 5.18) Porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam. (Os 6.1) Vinde, e tornemos ao Senhor, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida.
5.   Teve que haver um Judas: (Mc 14.21) Na verdade o Filho do homem vai, como dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para o tal homem não haver nascido. Ninguem mais depois disso colocou o nome do seu filho Judas.

III - ELE CONSERTA COM OS HOMENS PARA FAZER-LES GRANDE
1.    O conserto não é de arrumar algo estragado, mas de estabelecer um Pacto, um Convenio, um Contrato com condições a serem observadas e se compridas as exigências tinha bênçãos para ser desfrutada.
2.    Consertou com Israel: (Dt 26.18,19) E o Senhor hoje te declarou que tu lhe serás por seu próprio povo, como te tem dito, e que guardarás todos os seus mandamentos. (19) Para assim te exaltar sobre todas as nações que criou, para louvor, e para fama, e para glória, e para que sejas um povosanto ao Senhor teu Deus, como tem falado.
3.    Consertou com Davi: (Salmo 89.13) Fiz uma aliança com o meu escolhido, e jurei ao meu servo Davi, dizendo: (19-24) Pus o socorro sobre um que é poderoso; exaltei a um eleito do povo. Achei a Davi, meu servo; com santo óleo o ungi, com o qual a minha mão ficará firme, e o meu braço o fortalecerá. O inimigo não o importunará, nem o filho da perversidade o afligirá. E eu derrubarei os seus inimigos perante a sua face, e ferirei aos que o odeiam. E a minha fidelidade e a minha benignidade estarão com ele; e em meu nome será exaltado o seu poder.
4.    Concertou com Noé: (Gn 9.13) O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra. Veja que a posição do arco sempre esta apontando para Deus, não para o homem.
5.    Concertou com Abraão: Abraão teria que uma bezerra, uma cabra e um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho. Parti-lo no meio e passar entre eles, se não cumprisse o pacto, seria executada a mesma maneira com Abraão. Só Deus pode passar entre os animais fendidos. (Gn 15.17) E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um forno de fumaça, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades.
6.    Nos consertos ele muda os nomes: Para os grandes projetos de Deus, ele muda o nome das pessoas, para estar de acorde com a função que vai ocupar ou pelas benções que vai usufruir. Mudou o nome de Abrão: Que significa ‘Pai Exaltado’, para Abraão que significa: ‘Pai de muitas Nações’ Sarai: Que significa: ‘Minha Princesa’ (de Abraão) Para Princesa de Nações. De “Jacó: Que significa ‘Suplantador’ para Israel que significa: ‘Quem reina com Deus.”.
7.    Como Deus tem um projeto contigo: Ele também quer mudar o seu nome. O meu ele já mudou. Muitos eram chamados de Tratantes, Desonesto, Fracassado, Infiel. Mas agora somos: De Palavra, Honesto, Vitorioso e Fiel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário