ECO TEMPLO

Seguir o Blog

21 maio, 2012

VOLTAI A FORTALEZA


(Zacarias, 9.11-12)

 
Ainda quanto a ti, por causa do sangue do teu pacto, libertei os teus presos da cova em que não havia água. Ó presos de esperança voltai à fortaleza; também hoje anuncio que te recompensarei em dobro.

Preâmbulo: Temos centenas de promessas nos 31.173 versículos da Bíblia, promessas grandes e maravilhosas. Promessas que cumprem exatamente o que diz, mas para que uma promessa se torne pratica na tua vida, precisam ser achadas na Bíblia e tomadas para si, foi o que aconteceu comigo ao encontrar esta palavra: Voltai a Fortaleza. Espiritualmente podemos estar em dois lugares: Na cova ou na Fortaleza. Você sabe onde esta? Se estas com muitos conflitos sem encontrar uma saída, estas na cova. Se estas com muitas alegrias, muitas conquistas, tens noites bem dormidas, estas te alimentando bem, estas na Fortaleza.

I - SAINDO DA COVA SEM ÁGUA.

1. Cova não é lugar de humanos: Cova não é lugar para humanos habitar, já passou esta época, isso foi para o tempo da pedra. Cova é lugar de animais que usam esse habitat para dormir e se esconder como no caso da Coruja-buraqueira.

2. Covas espirituais: As covas modernas são situações mentais, que limitam o homem na sua visão e nos seus movimentos. Não podemos ver longe, pois os barrancos obstaculizam nosso alvo. A cova é escura, úmida, mal cheirosa. Pessoas que estão na cova estão na tristeza, no desespero, na depressão.

3. Covas de Prisioneiros: Essa cova não é uma cova comum, é uma cova de presos, é uma cova de prisão, sem água, sem luz solar e com pouca ventilação.

4. Saindo da cova: Quem esta metido dentro de uma cova só tem uma saída, olhar para cima e sair dela. Saia da cova volte para a tua Fortaleza.

5. Já não será mais cativo: A promessa de Deus a Jeremias era que Ele já havia libertados os seus presos. No Novo Testamento é Jesus Cristo que oferece espiritualmente a liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos. Os presos espirituais dentro da cova são todos aqueles que cedem deliberadamente a vícios, desejos, tentações quase todas elas mui ocultamente, sem que ninguém saiba. Mas aqueles que verdadeiramente conheceram a verdade foram libertos dessa cova prisioneira.


II - VOLTANDO A FORTALEZA

1. Quase não conhecemos nada de fortaleza: Vivemos tempos principalmente no Brasil onde já não se constrói fortalezas, por se tratar de um país livre de conflitos bélicos e de ataque com bombas. Mas quem já esteve em país hostil sabe a importância de uma Fortaleza num dia de conflito, num dia de fuga, de escape.

2. Fortaleza é um lugar excepcional: Falar de Fortaleza é falar de um lugar excêntrico, inusitado, extraordinário. A Fortaleza é muito diferente da cova, nem podemos comparar é um lugar seguro, amplo, livre, limpo.

3. Voltai, uma ordem imperativa: O verbo voltai esta numa forma imperativa, de ordem. Voltar a Fortaleza nos da à idéia de que um dia já estivemos nela, livre, confiado e em paz. Com certeza estou falando com pessoas hoje que já estiveram na Fortaleza, mas que hoje estão trancafiados (presos, encarcerados) numa cova. Vamos voltar para a Fortaleza?

4. Não tem nem por que analisar: se convém ou não voltar a Fortaleza, é necessário tomar uma decisão de sair da cova. Como o filho pródigo um dia resolveu sair daquele lugar com cheiro a porcos, deixar aquela comida tipo feijão mal cozido, deixar aqueles vestidos cheirando a mofo e voltar à casa do pai, voltar a Fortaleza.

5. Veja o anuncio da restituição: Deus tem mais prazer em abençoar que vontade de castigar. Ele fez uma vez com Jó e pode fazer mais uma vez mais para ti, te dar e dobro, mas ele não quer te servir nada lá dentro da cova a experiência da cova deixamos para Elias, ele quer te ver na Fortaleza.

2 comentários: