ECO TEMPLO

Seguir o Blog

17 maio, 2012

UNTAI O ESCUDO

(Isaias 21.5)

Põe-se a mesa, estendem-se tapetes, come-se e bebe-se. Levantai-vos, príncipes, untai o escudo. (RA) Na continuação o mesmo texto na Linguagem de Hoje para favorecer o nosso entendimento.
Na visão, eu vi um banquete preparado na Babilônia; os lugares para os convidados sentarem estavam prontos, e eles comiam e bebiam. De repente, alguém deu esta ordem: Oficiais, levantem-se e peguem as suas armas! (BLH)

Preâmbulo: O escudo é uma arma defensiva num conflito bélico igual que a fé num conflito espiritual. Duas coisas podem ser úteis na garantia de uma vitória a fé e a unção. São sinônimos de escudo: broquel, égide, pavês.

I - FABRICAÇÃO DO ESCUDO E AS SUAS FUNÇÕES
1. Os materiais do escudo: O escudo era feito de bronze ou no caso de Salomão que tinha 300 escudos de ouro para adorno, empregando em cada um três quilos de ouro. (2 Cr 9.16) Fez também trezentos escudos de ouro batido; trezentos siclos de ouro mandou pesar para cada escudo. E o rei os pôs na Casa do Bosque do Líbano.
2. A cor e o revestimento: O escudo era revestido de couro tingido de vermelho, que causava espanto no inimigo. (Na 2.3) Os escudos dos seus fortes serão vermelhos, os homens valorosos estarão vestidos de escarlate, os carros como tochas flamejantes no dia da sua preparação, e os ciprestes serão terrivelmente abalados.
3. O tamanho do escudo: Aproximadamente 70 centímetros de alto, caso fosse necessário apenas se defender, os soldados podiam muito bem se abaixar e deixar o escudo em pé, formando um muro.

II – TRES COISAS SÃO OS NOSSOS ESCUDOS NA BIBLIA.
1. A fé é o nosso escudo de defesa: (Ef 6.16) embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Precisamos colocar a Fé na frente de todas as circunstancias como nosso escudo, para nos proteger dos ataques do inimigo, seu ataque principal é a incredulidade.
2. A sabedoria é nosso escudo de equilíbrio: (Ec 7.12) Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor. Sabedoria neste caso é aquela habilidade de entrar e sair de uma circunstancia sem se misturar, sem se comprometer com a injustiça, é um verdadeiro equilíbrio.
3. Deus é nosso escudo de proteção: (2 Sm 22.3, 31 e 36) Deus é o meu rochedo, nele confiarei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador, da violência me salvas. (v.31) O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam. (v.36) Também me deste o escudo da tua salvação, e pela tua brandura me vieste a engrandecer. Foi escudo para Abraão: (Gn 15.1) Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.

III – O MANEJO DO ESCUDO
1. Usava-se no braço esquerdo: O braço esquerdo eram o responsável de segurar o escudo e com o direito se usava a lança ou a espada. A região do corpo que era, maiormente protegida com o escudo é na altura do peito onde está o coração e na cabeça, onde está a visão.
2. Soldado com um só olho: Um soldado com apenas o olho esquerdo aumentaria o alvo do inimigo, pois estariam à cabeça alguns centímetros mais fora do escudo (1 Sm 11.2) Porém Naás, amonita, lhes disse: Com esta condição farei aliança convosco: que a todos vos arranque o olho direito, e assim ponha esta afronta sobre todo o Israel.
3. Pastor de um só olho: (Zc 11.17) Ai do pastor inútil, que abandona o rebanho! A espada cairá sobre o seu braço e sobre o seu olho direito; e o seu braço completamente se secará, e o seu olho direito completamente se escurecerá.
4. Prepara o teu escudo: (Jr 46.3) Preparai o escudo e o pavês, e chegai-vos para a peleja. Todo soldado deve estar preparado com o seu escudo. Pois a batalha é eminente. O escudo não pode ficar sem uso, senão enferruja, caso ele não seja ungido.

IV - UNTAI OS VOSSOS ESCUDOS
1. A unção de escudos: Os escudos eram untados de óleo, cumprindo um propósito do especial de fazer resvalar às flechas e deslizar os golpes sobre eles.
2. A unção de ovelhas: Igual que a unção na cabeça do bode, cumpria dois propósitos: impedir que mosquitos sentassem na cabeça do animal, pois eles não conseguem pastar com zumbido de insetos nos seus ouvidos. Caso ocorresse uma briga, a unção fazia resvalar a cabeça um do outro e desta forma não continuavam a briga. (Sl 23.5) unges-me a cabeça com óleo.
3. O escudo era guardado ungido: (Is 21.5) Levantai-vos, príncipes, untai o escudo. (RA) O escudo deveria permanecer untado de óleo, não era uma questão de fazer de ultima hora. O escudo deveria permanecer ungido todo o tempo, só os néscios deixam para fazer isso encima da hora, como as virgens insensatas que deixaram para comprar óleo para as suas lâmpadas de ultima hora: (Mt 25.10) E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta.
4. Há unção no teu escudo? A unção de Espírito Santo é fundamental nesta guerra espiritual para sairmos vitoriosos de cada etapa.
5. Onde esta o teu escudo? Ao ver um escudo se pode perceber nitidamente se esta sendo usado chega estar brilhoso, ou de esta guardado sem unção, completamente enferrujado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário