ECO TEMPLO

Seguir o Blog

17 maio, 2012

PUREZA E GRACEJO FREQÜENTAM O PALÁCIO DO REI

(Provérbios 22.11) Almeida Revista Atualizada
O que ama a pureza do coração e é grácil no falar terá por amigo o rei.

Preâmbulo: Com certeza para uma pessoa gozar desta oportunidade de ter o rei como amigo precisa ser da mais alta estirpe, educado, culto, nobre, honesto. Pelo texto lido em Provérbios 22.11 descobrimos mais dois aditivos indispensáveis na amizade com o rei: Pureza de Coração e Grácil de fala. Um amigo do rei não pode ser um solto de língua, irritante, imprudente e oportunista, ele tem que ser Grácil na sua maneira de falar e puro nas suas intenções. Quero que vejam nesta figura do rei o pastor da igreja.

I - CONDICIONANDO OS QUE ASSISTEM AO PALÁCIO DO REI
1. No reino não se pode cometer imprudências: O servo prudente goza do favor do rei, mas o que procede indignamente é objeto do seu furor. (Pr 14.35) Uma pessoa prudente é cautelosa, ela mede suas palavras, ela sabe o que fala, ela fica a maior parte do seu tempo calada. (Pr 13.16) Todo prudente procede com conhecimento, mas o insensato espraia a sua loucura. Espraia: Lança como o mar todos os detritos. (Pr 12.16) A ira do insensato se conhece no mesmo dia...
2. No reino não se pode existir revoltosos: Teme ao Senhor, filho meu, e ao rei e não te associes com os revoltosos. (Pr 24.21) Existem pessoas que se dedicam a difamar o rei, dividindo, fazendo protestos, revolucionando a paz do reino. A Bíblia é muito clara nos seus conselhos: Não te associes com os revoltosos. (Pr 16.28) O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos.
3. No reino não poder se criar incompetentes: Vês a um homem perito na sua obra? Perante reis será posto; não entre a plebe. (Pr 22.29) Isto não é acepção de pessoas, mas seleção. Tem que ao realizar uma obra, (uma pintura, um reboco) deixam a sua marca de mal feito, trabalhos mal acabado, irresponsável, tais pessoas como esta nunca estarão no palácio do rei.
4. No reino não pode ser corrompindo com perversos: Tira o perverso da presença do rei, e o seu trono se firmará na justiça. (Pr 25.5) Colabore com o rei, filtrando os que têm acesso a ele. Tem pessoas que sabem das perversidades, das fofocas, dos projetos de ataque e nada fazem para ajudar a defender o seu rei. Tem outras pessoas que procura fazer subornos vendendo produtos falsificados, outros que são estelionatários, falsificam títulos querem passar de médicos de psicólogos e não é coisa nenhuma.
5. No reino no podes falar com desgrácil: O que ama a pureza do coração e é grácil no falar terá por amigo o rei. (Pr 22.11) Como tem se multiplicado as pessoas que falam palavras azedas, ásperas, astutas. Parecem que nunca nasceram de novo, nunca se converteram de verdade. Da para conhecer de longe uma pessoa que é grácil do seu falar, ela não fica de piadas indecentes, nem murmurando do rei, muito menos com grosseiras, agressivas e abrasivas. Os lábios justos são o contentamento do rei, e ele ama o que fala coisas retas. (Pr 16.13)
6. No reino não se pode ocultar a impureza: O que ama a pureza do coração e é grácil no falar terá por amigo o rei. (Pr 22.11) Esta de moda falar de Transparências o governo brasileiro até criou um portal chamado: Portal da Transparência (ponto gov) (ponto BR).

II - NO REI RESIDE TODA A SABEDORIA PARA ABENÇOAR
1. O rei tem condições de fazer favor ou pavor: Como o bramido do leão, assim é a indignação do rei; mas seu favor é como o orvalho sobre a erva. (Pr.19.12) Tem pessoas que só conhece o pavor do rei, que é como o bramido do leão. Quero te convidar a conhecer o favor do rei que é como a o orvalho.
2. O rei tem condições fazer benevolência: O semblante alegre do rei significa vida, e a sua benevolência é como a nuvem que traz chuva serôdia. (Pr 16.15) Seja sábio, veja quando o semblante do rei esteja alegre, e receba a sua benevolência como a chuva. Em tempo de benevolência, aproveite-a como a chuva, deixa ela te molhar, empapar.
3. O rei tem condições de dissipar todo mal: Assentando-se o rei no trono do juízo, com os seus olhos dissipa todo mal. (Pr 28.8) Se você assiste uma congregação em algum lugar que falta esse tipo de olhar que dissipa todo o mal, deixa de se congregar ali. Pois tem lugares que fazem vista gorda ao mal, fazem de conta que não estão vendo.
4. O rei tem condições de julgar divinamente: Nos lábios do rei se acha a sentença divina; a sua boca não transgride quando julga. (Pr 16.10) Que você consiga ver no seu pastor o homem de Deus que ele é. Se não consegues ver peça ao Senhor que te renove com a sua graça.

III - DEUS É O NOSSO REI DA GLORIA
1. A bíblia afirma esta verdade: Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. Quem é o Rei da Glória? O Senhor, forte e poderoso, o Senhor, poderoso nas batalhas. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. (Sl 24.8-10)
2. Deus como rei merece ouvir palavras boas: De boas palavras transborda o meu coração. Ao Rei consagro o que compus; a minha língua é como a pena de habilidoso escritor. (Sl 45.1) Fala agora como profeta de Deus. Quero que o teu coração se transborde de palavras boas. Tem pessoas como Ana em 1 Samuel 1.15,16 ...eu sou uma mulher atribulada de espírito... Da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora. O sacerdote Eli não teve a culpa de considerar Ana como ébria e como filha de Belial, pois assim aparentava.
3. Deus como rei merece ouvir o meu bem dizer: Exaltar-te-ei, ó Deus meu e Rei; bendirei o teu nome para todo o sempre. (Sl 145.1) Para entender a palavra bendirei vou dividir-la no meio e colocar um “m” bem-direi, ou seja, Direi Bem, falarei Bem.
4. Deus como rei merece todo o meu bom cheiro: Enquanto o rei está assentado à sua mesa, o meu nardo exala o seu perfume. (Ct 1.12) Devo exalar o bom cheiro de Cristo, através de um testemunho que não tem como ser censurado. Um comportamento irreprochável, Irrepreensível, que não merece reproche ou repreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário