ECO TEMPLO

Seguir o Blog

13 maio, 2012

O RIO QUE ALEGRA A CIDADE DE DEUS


(Salmo 46.4)

Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.

Preâmbulo: Um texto bíblico como este, poderia falar de duas coisas fundamentais: O quanto se conhece este texto e o quanto se utilizam. De nada serve apenas dizer que é conhecido, o mais importante é dizer quanto utilizamos o texto na vida pratica.

I – O SER HUMANO ORIGINAL E SER HUMANO COMPLETO
1.   Como um carro completo: Hoje no mercado automobilístico, podemos comprar o mesmo carro, a mesma marca, a mesma cor, a única diferença é que se ele é completo ou não.
2.   O desenho é original: Deus criou o homem originalmente completo, perfeito, com complexo sistema para que funcione, ande, durma, fale, realize, com capacidade de armazenar informações, distinguir sabores, sons. Mas este desenho original foi corrompido.
3.   O desenho corrompido: Foi corrompido o seu sistema operacional, na alma do homem corrompido está alojado um grande mal, chamado de tristeza. Sendo assim o homem precisa ser resgatado por Jesus e equipado com um novo sistema chamado Espírito Santo o qual atua em todas as áreas da vida, mas principalmente na emocional.

II - QUAL É A CIDADE DE DEUS QUE PRECISA ALEGRIA
1.   A cidade de Deus culturalmente falando: Muitas cidades ganham fama por ser ela bem localizada, bem concorrida e pelo seu mercado excepcional. Para levar o epitáfio cidade de Deus, não é por estar o maior centro de adoração, o por a maior cruz. Neste caso não é Roma, não e Meca, não é o Rio de Janeiro.
2.   Jerusalém terrenal: A cidade de Jerusalém, a capital de Israel, sempre foi à cidade de Deus. Só que neste texto que diz existir um Rio que alegra a cidade de Deus, não faz referencia a Jerusalém terrenal. Na cidade de Jerusalém não há existência de um rio dentro de seus muros, apenas algumas fontes e um aqueduto.
3.   Jerusalém celestial: Na Jerusalém celestial, temos informação de um Rio da Vida puro como o cristal que corre do trono de Deus. Mas como o propósito do Rio é alegrar a Cidade de Deus, então também não é esta a cidade de Deus que menciona o texto, pois lá não tem tristeza, assim que não precisa nada para alegrar. O hino 422 da Harpa Crista inicia a estrofe dizendo: No céu não entra pecado, fadiga, tristeza, nem dor; Não há coração quebrantado, pois todos são cheios de amor.
4.   A cidade de Deus é a Igreja: O texto que prova essa verdade é Mateus 5.14-16 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
III – VEJAMOS O QUE DEUS FAZ PELA SUA CIDADE
1.   A cidade-igreja esta sujeita aTribulação, por isso diz o texto: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. A cidade-igreja esta sujeita aTranstornos e abalos: por isso diz o texto: Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares. A cidade-igreja esta sujeita aTumultos: por isso diz o texto: ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam.
2.   Deus está no meio dela: O primeiro grande segredo força da cidade: (Sl 46.5) Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã. A posição meio é uma posição previlegiada, boa, interessante. Deus esta no meio ela não será abalada. Deus pode estar na direita, na esquerda, da vanguarda, na retaguarda, porem nada mais interessate e maravilhoso saber que ele esta no meio. Deus esta no meio da menor congregação, o seu tamanho nós encontramos em Mateus 18.20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
3.   Deus a ajudará desde antemanhãO segundo grande segredo da força da cidade-igreja é que Deus a ajudará desde antemanhã. A palavra antemanhã é definida como: momento de início do nascer do sol. A Biblia é categorica em afirmar que: Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã. (Sl 30.5) Fico assutando quando vejo pessoas que estão chorando mais que uma noite, duas noites, uma semana. Faça uso desta promessa.
4.   O Senhor dos Exércitos está conosco: Duas vezes fala o Salmo 46 essa verdade dupla, nos versiculos 7 e 11. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.  Que significa o Senhor dos Exércitos. Ele tem tres exercitos disponiveis para nos ajudar: Ele é o Senhor dos Exercitos de Israel, ele é o Senhor dos Exercitos que são as suas estrelas. Ele é o Senhor dos Exercitos que são os  seus anjos.

IV - A CIDADE DE DEUS PRECISA DE UM RIO PARA ALEGRAR-LA
1.   A cidade é alegrada pelo Espírito Santo: (Jo 7.38,39) Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.
2.   A presença do Rio na Bíblia: Desde o Jardim do Éden que era irrigado por um rio de quatro braços. Ezequiel teve a visão deste Rio do Espírito, caudaloso, imponente, profundo, frutífero cheio de vida.
3.   Alegria para todos os momentos: Alegria para os momentos cruciais, alegria para os momentos emocionais, alegria para os momentos de solidão.
4.   Alegria é o segundo fruto do Espírito: (Gl 5.22,23) Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
5.   A alegria também vem do Senhor: (Ne 8.10) Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força.

28 comentários:

  1. agradeço a DEUS por esta mensagem para o meu coração

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus,maravilhoso é ouvir a voz de Deus!!

    ResponderExcluir
  3. Glória a Deus,maravilhoso é ouvir a voz de Deus!!

    ResponderExcluir
  4. Que rios de água viva invada nossos corações,basta depositar a fé.
    Dois dias consecutivos e a mesma mensagem me vem confortar.
    Obrigado meu Deus!!!

    ResponderExcluir
  5. Que o Senhor continue te revelando sua palavra.

    ResponderExcluir
  6. Maravilhosa palavra. Deus providente, Deus Fiel. Senhor dos exércitos.

    ResponderExcluir
  7. Maravilha do senhor Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  8. Que edificante mensagem... Glórias a Deus!
    Que continue lhe abençoando!!!

    ResponderExcluir
  9. Excelente comentário. Tirou minhas dúvidas e alimentou minha alma. Que Deus continue lhe abençoando.

    ResponderExcluir
  10. Deus seja louvado, estudo maravilhoso. O rio cujas correntes alegram a cidade de Deus! 😍❤

    ResponderExcluir
  11. "Não vos entristecais, porque a alegria do Senhor é a nossa força"( Neemias 8.10)

    ResponderExcluir
  12. Só Deus sabe verdadeiramente do que precisamos..Deus é tremendo inexplicável.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom que Rio sempre jorra na minha vida

    ResponderExcluir
  14. Maravilhosa palavra, muito edificante. Glórias a DEUS!

    ResponderExcluir
  15. Uma palavra esclarecedora...tirei toda a dúvida que eu tinha

    ResponderExcluir
  16. Glórias ao nosso grande Deus,bastante esclarecedora essa palavra me ajudou muito

    ResponderExcluir
  17. Quanta riqueza de esclarecimento! Deus continue abençoando sua vida. Graças a Deus por sua vida 🙏

    ResponderExcluir
  18. Deus abençoe me ajudou muito na interpretação.

    ResponderExcluir
  19. Essa mensagem eu vez em quando prego ela novamente.

    ResponderExcluir