ECO TEMPLO

Seguir o Blog

13 maio, 2012

O RIO QUE ALEGRA A CIDADE DE DEUS


(Salmo 46.4)

Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.

Preâmbulo: Um texto bíblico como este, poderia falar de duas coisas fundamentais: O quanto se conhece este texto e o quanto se utilizam. De nada serve apenas dizer que é conhecido, o mais importante é dizer quanto utilizamos o texto na vida pratica.

I – O SER HUMANO ORIGINAL E SER HUMANO COMPLETO
1.   Como um carro completo: Hoje no mercado automobilístico, podemos comprar o mesmo carro, a mesma marca, a mesma cor, a única diferença é que se ele é completo ou não.
2.   O desenho é original: Deus criou o homem originalmente completo, perfeito, com complexo sistema para que funcione, ande, durma, fale, realize, com capacidade de armazenar informações, distinguir sabores, sons. Mas este desenho original foi corrompido.
3.   O desenho corrompido: Foi corrompido o seu sistema operacional, na alma do homem corrompido está alojado um grande mal, chamado de tristeza. Sendo assim o homem precisa ser resgatado por Jesus e equipado com um novo sistema chamado Espírito Santo o qual atua em todas as áreas da vida, mas principalmente na emocional.

II - QUAL É A CIDADE DE DEUS QUE PRECISA ALEGRIA
1.   A cidade de Deus culturalmente falando: Muitas cidades ganham fama por ser ela bem localizada, bem concorrida e pelo seu mercado excepcional. Para levar o epitáfio cidade de Deus, não é por estar o maior centro de adoração, o por a maior cruz. Neste caso não é Roma, não e Meca, não é o Rio de Janeiro.
2.   Jerusalém terrenal: A cidade de Jerusalém, a capital de Israel, sempre foi à cidade de Deus. Só que neste texto que diz existir um Rio que alegra a cidade de Deus, não faz referencia a Jerusalém terrenal. Na cidade de Jerusalém não há existência de um rio dentro de seus muros, apenas algumas fontes e um aqueduto.
3.   Jerusalém celestial: Na Jerusalém celestial, temos informação de um Rio da Vida puro como o cristal que corre do trono de Deus. Mas como o propósito do Rio é alegrar a Cidade de Deus, então também não é esta a cidade de Deus que menciona o texto, pois lá não tem tristeza, assim que não precisa nada para alegrar. O hino 422 da Harpa Crista inicia a estrofe dizendo: No céu não entra pecado, fadiga, tristeza, nem dor; Não há coração quebrantado, pois todos são cheios de amor.
4.   A cidade de Deus é a Igreja: O texto que prova essa verdade é Mateus 5.14-16 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
III – VEJAMOS O QUE DEUS FAZ PELA SUA CIDADE
1.   A cidade-igreja esta sujeita aTribulação, por isso diz o texto: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. A cidade-igreja esta sujeita aTranstornos e abalos: por isso diz o texto: Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares. A cidade-igreja esta sujeita aTumultos: por isso diz o texto: ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam.
2.   Deus está no meio dela: O primeiro grande segredo força da cidade: (Sl 46.5) Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã. A posição meio é uma posição previlegiada, boa, interessante. Deus esta no meio ela não será abalada. Deus pode estar na direita, na esquerda, da vanguarda, na retaguarda, porem nada mais interessate e maravilhoso saber que ele esta no meio. Deus esta no meio da menor congregação, o seu tamanho nós encontramos em Mateus 18.20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
3.   Deus a ajudará desde antemanhãO segundo grande segredo da força da cidade-igreja é que Deus a ajudará desde antemanhã. A palavra antemanhã é definida como: momento de início do nascer do sol. A Biblia é categorica em afirmar que: Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã. (Sl 30.5) Fico assutando quando vejo pessoas que estão chorando mais que uma noite, duas noites, uma semana. Faça uso desta promessa.
4.   O Senhor dos Exércitos está conosco: Duas vezes fala o Salmo 46 essa verdade dupla, nos versiculos 7 e 11. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.  Que significa o Senhor dos Exércitos. Ele tem tres exercitos disponiveis para nos ajudar: Ele é o Senhor dos Exercitos de Israel, ele é o Senhor dos Exercitos que são as suas estrelas. Ele é o Senhor dos Exercitos que são os  seus anjos.

IV - A CIDADE DE DEUS PRECISA DE UM RIO PARA ALEGRAR-LA
1.   A cidade é alegrada pelo Espírito Santo: (Jo 7.38,39) Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.
2.   A presença do Rio na Bíblia: Desde o Jardim do Éden que era irrigado por um rio de quatro braços. Ezequiel teve a visão deste Rio do Espírito, caudaloso, imponente, profundo, frutífero cheio de vida.
3.   Alegria para todos os momentos: Alegria para os momentos cruciais, alegria para os momentos emocionais, alegria para os momentos de solidão.
4.   Alegria é o segundo fruto do Espírito: (Gl 5.22,23) Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
5.   A alegria também vem do Senhor: (Ne 8.10) Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força.

6 comentários:

  1. agradeço a DEUS por esta mensagem para o meu coração

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus,maravilhoso é ouvir a voz de Deus!!

    ResponderExcluir
  3. Glória a Deus,maravilhoso é ouvir a voz de Deus!!

    ResponderExcluir
  4. Que rios de água viva invada nossos corações,basta depositar a fé.
    Dois dias consecutivos e a mesma mensagem me vem confortar.
    Obrigado meu Deus!!!

    ResponderExcluir
  5. Que o Senhor continue te revelando sua palavra.

    ResponderExcluir