ECO TEMPLO

Seguir o Blog

12 maio, 2012

CAVALGANDO EM PROL DA VERDADE


Pr. Teófilo Karkle
Cinge a espada no teu flanco, herói; cinge a tua glória e a tua majestade! E nessa majestade cavalga prosperamente, pela causa da verdade e da justiça; e a tua destra te ensinará proezas. (Sl 45.3,4)

Preâmbulo: Este Salmo é dos filhos de Corá. É um Salmo de Casamento. Fala do Ungido de Deus, Cristo e da sua Noiva, a Igreja. Os dois primeiros versículos falam da sua beleza e da graça derramada em seus lábios, os dois versículos seguintes 3 e 4 falam da Igreja.  As ações do Ungido estão prontas:Coração que transborda de palavras boas, a língua preparada como pena de um habilidoso escritor e nos lábios se extravasou a graça. As ações da Igreja estão por realizar-se Cingir a espada ao flanco e cavalgar pela causa da verdade.

I - CAVALGA PROSPERAMENTE, PELA CAUSA DA VERDADE.
1.    Todos comunicam algo: Até quando não se ouve a voz, existe uma comunicação estampada no rosto de pena, luto, tristeza. Devemos ser portadores de boas noticias e ter o coração cheio de palavras boas, porque a boca fala do que está cheio o coração. (Lc 6.45)
2.    Cavalgar pela verdade: Cavalgar é andar a cavalo, o cavalo fala de velocidadeToda comunica tem movimento, uma velocidade. Segundo o ditado popular é que a mentira circula mais rápido que a verdade, diz o provérbio: A mentira dá volta ao mundo enquanto a verdade calça as botas.
3.    Use o teu cavalo bem: Deixa de propagar a mentira, cavalga prosperamente, pela causa da verdade e da justiça. Todos conheciam o correr de Aimaás (2 Sm 18.27) Disse mais a sentinela: Vejo o correr do primeiro; parece ser o correr de Aimaás, filho de Zadoque. Então, disse o rei: Este homem é de bem e trará boas-novas.
4.    As aves dos céus propagam as conversas: (Ec 10.20) Nem no teu pensamento amaldiçoes o rei, nem tampouco no mais interior do teu quarto, o rico; porque as aves dos céus poderiam levar a tua voz, e o que tem asas daria notícia das tuas palavras.

II - AS AÇÕES DA IGREJA POR REALIZAR AINDA
1.    Deus te chama de herói: A Bíblia chama a Igreja de vários nomes: Corpo, Templo, Assembléia, Jardim, Rebanho e os crentes em particular como: Servo, Ovelha, Irmão, Soldado e neste caso em particular ela esta chamando de Herói. Por tanto o teu comportamento deve ser acorde com o titulo chamado.
2.    Cinge a tua espada: Só será um herói, se esta cingido com a espada, na comparação que fez Paulo, quando estava preso e viu um soldado diante de si, ele diz que devemos estar cingido da verdade (Ef 6.14) e a espada seria a Palavra de Deus (Ef 6.17).
3.    Seja um herói não um empolgador: Nossa meta não é ser um galanteador de mulheres, nem um empolgador de multidões. Pele com apenas um chute e um gol pode empolgar uma multidão.
5.    Quem pode cavalgar assim? Só homens dependentes de Deus podem Cavalgar por causa da verdade e justiça. Não precisa ser ligeiro, precisa ser prudente. Davi e Sansão são colocados como exemplos de Heróis pelos pregadores. Davi por que venceu um urso, um leão e um gigante. Sansão por que matou mil filisteus com uma queixada de um asno. Mas tanto Davi como Sansão foram imprudentes e caíram diante da sedução de uma mulher. Um tipo herói foi José no Egito quando venceu a mulher de Potifar, fugindo dela.
6.    O que envolve a verdade e a justiça? Justiça e verdade envolvem dignidade, amor, santidade, paz, retidão, pureza, ódio e verbação do mal, guerra à mentira, o desmascarar da hipocrisia, combate às trevas, o desmantelamento das fortalezas da iniqüidade, o avançar ousado contra as forças do inferno arregimentadas no mundo: o jogo, o alcoolismo, a prostituição, a corrupção dos cinemas, das câmaras e dos palácios, o vício, o crime, as injustiças sociais, a corrupção do mundo.

III - HERÓIS QUE EMPOLARAM A DEUS E A NÓS HOJE
1.    João Batista: Denunciou o pecado de Herodes, que havia tomado sua cunhada por mulher diz Lucas 3.18-20 Assim, pois, com muitas outras exortações anunciava o evangelho ao povo; mas Herodes, o tetrarca, sendo repreendido por ele, por causa de Herodias, mulher de seu irmão, e por todas as maldades que o mesmo Herodes havia feito, acrescentou ainda sobre todas as de lançar João no cárcere.
2.    Antipas: Jesus chamou Antipas de minha fiel testemunha, que foi morto entre vós, onde Satanás habita. (Ap 2.13) Antipas morreu contrariando a ordem de oferecer incenso a César e dizer o Senhor é César, lançou para longe o incensário e gritou na face dos soldados: Jesus é o Senhor!
3.    Lutero: Rasgou a bula da excomunhão, queimando-a com as decretais. Escreveu noventa e cinco teses e as afixou na porta da catedral de Wittemberg na Alemanha. Enfrentou valentemente príncipes, monarcas e poderosos. Combateu a venda de Indulgência, as quais a igreja oficial vendia cadeiras no céu..
4.    Daniel: A coragem de Daniel para enfrentar os leões, não era fruto de valentia e sim de fé, e se ele fosse musculoso e destro a ponto de matar aqueles leões, nada seria em face da valentia que ele revelou em não se contaminar com a corrupção de Babilônia. (Dn 1.8) Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se
5.    Hananias, Misael, e Azarias: Hananias, Misael, e Azarias no seu testemunho pela causa da verdade e da justiça, Nabucodonozor os ameaçou de morte numa fornalha ardente. A ordem era curvar-se diante da idolatria, senão seria morto na fornalha de fogo, mas eles não o fizeram. Esses quatro jovens hebreus cavalgaram prosperamente pela verdade e pela a justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário