ECO TEMPLO

Seguir o Blog

17 maio, 2012

QUANDO VIR QUE O SEU PODER SE FOI

Deuteronômio 32.36

Porque o Senhor fará justiça ao seu povo e se compadecerá dos seus servos, quando vir que o seu poder se foi, e já não há nem escravo nem livre.

Preâmbulo: As vezes ouço pessoas falando que Deus prova o seu povo, para ver a sua resistência. Faz pelo menos seis mil anos que Deus conhece os homens, e da parte de Deus todas as conclusões são as mesma, o homem não muita resistência não. Pelo contrario Deus observa quando a força do homem esta se esgotando, se esvaindo.

I - DEUS SE COMPADECE DO HOMEM
1. Deus atende por causa das orações: Em muitos casos a atuação de Deus é em resposta a oração. Por que seu nome foi solicitado, colocado a prova e ele responde mostrando seu poder.
2. Deus atende por causa do seu amor: Outras vezes Deus atua de pura vontade, por compadecência, por amor ao seu nome (Ez 20.9) O que fiz, porém, foi por amor do meu nome, para que não fosse profanado diante das nações no meio das quais eles estavam, diante das quais eu me dei a conhecer a eles, para os tirar da terra do Egito.
3. Deus levanta a mão em Juramento: (Ez 20.5,6) ...Assim diz o Senhor Deus: No dia em que escolhi a Israel, levantando a mão, jurei à descendência da casa de Jacó e me dei a conhecer a eles na terra do Egito; levantei-lhes a mão e jurei: Eu sou o Senhor, vosso Deus. Naquele dia, levantei-lhes a mão e jurei tirá-los da terra do Egito para uma terra que lhes tinha previsto, a qual mana leite e mel, coroa de todas as terras.
4. Mas Deus estabelece uma condição ao homem: (Ez 20.7) Então, lhes disse: Cada um lance de si as abominações de que se agradam os seus olhos, e não vos contamineis com os ídolos do Egito; eu sou o Senhor, vosso Deus. Não é facil destruir coisas que nos agradan os olhos. Oque nos chamamos de agrado, Deus chama de abominação.
5. Não foi facil para Saul destruir as ovelhas gordas: (1 Sm 15.15) Respondeu Saul: De Amaleque os trouxeram; porque o povo poupou o melhor das ovelhas e dos bois, para os sacrificar ao Senhor, teu Deus; o resto, porém, destruímos totalmente. Saul colocou a culpa no povo, que o povo havia poupado.
6. Não foi facil para Gideão destruir o altar de Baal do seu pai: Ele fez na mesma noite que Deus mandou ele destruir o altar de Baal e cortar o seu poste idulo (Jz 6.25) Naquela mesma noite, lhe disse o Senhor: Toma um boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derriba o altar de Baal que é de teu pai, e corta o poste-ídolo que está junto ao altar.

II - OS MAIS DIFERENTES TIPOS DE PEDIDOS
1. Pedi de fe: (Lc 17.5) Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.
2. Pedido de fortaleza: (Ne 6.9) Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos.
3. Pedido de prosperidade: (Sl 118.25) Oh! Salva-nos, Senhor, nós te pedimos; oh! Senhor, concede-nos prosperidade!
4. Pedido de pão: (Mt 6.11) o pão nosso de cada dia dá-nos hoje.
5. Pedido de Salvação: (Sl 118.25) Oh! Salva-nos, Senhor, nós te pedimos; oh! Senhor, concede-nos prosperidade!
6. Pedido de Misericordia: (Sl 85.7) Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação.
7. Pedido de Auxilio: (Sl 60.11) Pedido de Auxilio: Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem.
8. Pedido de Resposta: (Sl 20.9) Ó Senhor, dá vitória ao rei; responde-nos, quando clamarmos.
9. Pedido de Gloria: (Sl 115.1) Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade.
10. Pedido de Ensino: (Sl 119.66) Ensina-me bom juízo e conhecimento, pois creio nos teus mandamentos.

III – A RESILÊNCIA DO HOMEM VEM DE DEUS
Capacidade de se reerguer, Capacidade para adaptar-se a mudanças, Capacidade que um indivíduos ou uma populaçã apresenta, após momoento de adversidade, conseguindo se adaptar ou evoluir positivamente frente à situação.

1. Um pacote de poder de oscila: Dentro desta palavra poder do homem esta o Animo, a Saúde, a Força, a Disposição, a Perseverança
2. O poder do homem esta limitado pelas circunstancias: O clima afeta a poder do homem, (calor o frio) A distancia atrapalha o poder do homem. Se o homem não descansou bem nem se alimentou bem afeta o seu animo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário