ECO TEMPLO

Seguir o Blog

10 maio, 2012

BENÇÕES ESPECIFICAS



 (Gênesis 28.20-22)

E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus; E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

Preâmbulo: A maioria das vezes que pedimos bênçãos não fez de maneira especifica, e as vezes que somos abençoados pelos servos de Deus também as bênçãos não são pronunciadas de maneira especifica.
Precisamos colocar um nome na Benção que queremos receber, pois benção em si é genérica, mas nós ensinaremos hoje sobre as especificas. Saúde, alimentos, paz, emprego, segurança, são exemplos de bênçãos especificas.

I - FAÇAMOS UM PEDIDO DE BÊNÇÃOS ESPECIFICAS EM ORAÇÃO
1.    Os pedidos devem ser específicos: Como vemos os detalhes na oração de Jacó. Era uma viagem, estava fugindo do seu irmão, ele pede cinco bênçãos especificamente: Campânia, segurança, alimentação, vestimenta, paz.
2.    Devemos esperar a benção: Podemos marcar a data do pedido para ver quantos dias demoram chegar à resposta.
3.    Sabemos fazer um pedido: Pedidos feitos on-line, ou por catálogo, estamos acostumados ser bem especifico. Anotamos a serie, a cor, ou o peso, a potencia, pois objetos e coisas são diferentes formatos, cores e preços.
4.    Seja organizado com o pedido da benção: Deveríamos escrever nossas orações e enumerar-las, e colocar uma data, só assim poderia saber da quantidade respondida. George Muller obteve 50 mil orações respondidas na Inglaterra, por causa de um Orfanato, duas mil crianças em cinco prédios. Tornou-se missionário aos 65 anos de idade, nos últimos 17 anos ganhou 30 mil almas, anotava no seu diário.

II – MELHORANDO NOSSOS PEDIDOS DE BÊNÇÃOS
1.  Orações Impensadas: De tão acostumados que alguns estão de orar, suas orações chegam a ser praticamente inconscientes, se diz muitas palavras sem pensar, sem escolher. Não fluem na sua alma palavras novas, de elogio a Deus. Outra grande falência nas orações são aquelas mecânicas, frias, vazias, sem uma estrutura, sem esperar uma resposta.
2.  Orações repetidas: (Mt 6.7) “...não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos”. As repetições são tão idênticas que quase podemos imitar-las, lembro-me quando era criança de um presbítero chamado Valentim que orava: “Senhor e amado Deus” As repetições são Cacofonias: Dizer 15 vezes Senhor em 2 minutos de oração é cacofonia. Bastam já as rezas do catolicismo e do islamismo.
3.  As rezas do Catolicismo: O catolicismo usa o rosário, 50 pontos para rezar, 150 aves Maria. Uma monotonia. São tantas as repetições que chegam a ser enfadonhas no tom de voz, na dicção, na falta de variação nas expressões. A rotina impede a pessoa que esta fazendo esse tipo de oração de se impressionar ou de emocionar. E uma oração gostosa é aquela que nos envolvemos com lagrimas, que derramamos nossa alma ao Senhor.
4.  Orações empacotadas: Existe no mercado religioso um tipo de “oração” escrita, pra ser vendida, que o povo usa colocar na carteira, como um amuleto de sorte. Esse tipo de “oração” eu chamo de oração empacotada, entre elas encontramos: Oração do credo, pai nosso, ave Maria, salve rainha, ato de constrição, gloria ao Pai, ao anjo da guarda, oração da família, para benção do lar, pela boa viagem, do vestibulando, da gestante, dos casais, do catequista, do professor, do trabalhador, da secretária, do médico, do motorista, dos namorados, milagrosa da armadura.
5.  As rezas do Islamismo: Também usam receitar orações empacotadas por grandes quantidades, até 70 vezes: São 114 Surah, com vários versos cada um.
6.  Façamos uso dos adjetivos: O propósito é encher Deus de elogios: Eterno, grande, altíssimo, fiel, verdadeiro. Também os adjetivos possessivos: Meu Deus, minha Rocha, meu Escudo, meu Sol, minha Sombra, meu Alto Refugio.
7.  Façamos menção da historia bíblica: Abrisse o mar vermelho (pense nisso, escolha mais detalhes) fizesse sombra ao teu povo no deserto e pelo deserto com 40° de calor, guiaste teu povo a noite fogo, iluminar e aquecer temperaturas baixo 0°. Mencione também que sustentou com mana, (Nm 11.9) que fez sair água da rocha, (Nm 20.11) que mandou codornizes, (Nm 11.31) que suas roupas não se envelheceram (Dt 29.5) que não havia enfermo entre eles. (Sl 105.37) “... entre as suas tribos não houve um sóenfermo”.

III – EXEMPLO DE SEIS ORAÇÕES PEDINDO ALGO ESPECÍFICO.
1.    De Jabez: (1 Cr 4.10) Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.
2.    De Ana: (1 Sm 1.27) Por este menino orava eu; e o SENHOR atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito.
3.    De Sansão: arrependido, orou pedindo uma última oportunidade de cumprir sua missão máxima de derrotar os filisteus; Deus atendeu essa oração ao lhe dar forças suficientes para derrubar as colunas do prédio onde os inimigos estavam exaltando o poder dos seus deuses (Jz 16.21-30).
4.    De Elias: Deus respondeu às orações de Elias em pelo menos quatro grandes ocasiões, duas delas conhecemos aqui em Tiago 5.17,18 Orou pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.
5.    De Ezequias: Ezequias adoeceu e Isaías lhe declarou que morreria (2 Rs 20.1 e Is 38.1). Ezequias, reconhecendo que sua vida e obra estavam incompletas, virou o rosto para a parede e orou intensamente a Deus para que prolongasse sua vida. Deus mandou Isaías retornar a Ezequias para garantir a cura e mais quinze anos de vida (2 Rs 20.2-6 e Is 38.2-6).
6.    Da Igreja primitiva: Os cristãos primitivos oraram incessantemente a Deus pela libertação de Pedro da prisão, e Deus enviou um anjo para libertá-lo (At 12.3-11).
7.    Coisas que podemos pedir: Sabedoria, Obreiros, Saúde, Paz, “...tudo o que quiserdes...” (Jo 15.7) Só não para os nossos deleites (Tg 4.3) “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”. Deus não te dará um carro se não sabes dirigir, se não tem garagem e se esse carro não vai te levar a desviar Dele.

III – A BENÇÃO ESPECIFICA DE DEUS
1.  Pedido específico, na estação especifica: (Zc 10.1) “Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia, sim, ao Senhor que faz relâmpagos; e lhes dará chuvas abundantes, e a cada um erva no campo”. Você não pedirá blusas de lã no verão, mas sim no inverno.
2.  Deus sabe antes de nós falarmos: (Is 65.24) “E será que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.” Mas isso não significa que não precisamos pedir ou orar.
3.  Deus sabe o que nós precisamos: (Mt 6.8) “...porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes”.
4.  Deus sabe dar coisas boas: (Mt 7.11) “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário