ECO TEMPLO

Seguir o Blog

10 maio, 2012

A BENÇÃO DA LARGUEZA


A BENÇÃO DA LARGUEZA
(Salmos 119.45)

E andarei com largueza, pois me empenho pelos teus preceitos.

PreâmbuloEste texto eu extrai da versão ARA – (Almeida Revista e Atualizada) só pelo fato de mencionar a palavra Largueza, enquanto que outras versões falam de Liberdade. Pessoas do Antigo Testamento comentaram e viveram esse tipo de benção, chamada a Benção da Largueza. No Salmo 119 o mais extenso da Bíblia, encontramos 176 versículos e é o Salmo que mais fala da Palavra de Deus em 12 sinônimos diferentes, ai estão eles e a quantidade de vezes que se repete: 32 como Palavra, 25 vezes como lei, 23 vezes como Mandamento, 22 vezes como Preceitos, 20 vezes como Testemunhos, 7 vezes como Promessas, 6 vezes como Juízos, 2 vezes como Prescrição. Já os próximos 4 sinônimos aparecem uma vez cada um: Caminhos, Veredas, Maravilhas e Justiça. Só não aparecem sinônimos em 5 versículos são eles: (84, 90, 121, 122, 132). Falaremos nesta mensagem três tipos de Largueza: De Território, de Coração e de Projetos.

I - FALANDO SOBRE A LARGUEZA
1.    O sinônimo de Largueza: Falar em Largueza é o mesmo que falar em Amplidão, Amplitude, algo Espaçoso, Extenso, Grande, Abundante.
2.    A Largueza das Obras de Deus: Deus criou todas as suas Obras extensas, largas, profundas e altas. O tamanho do oceano Atlântico é de  106 milhões de km2. Sua profundidade média é de 3.926m. Profundidade máxima esta na fossa de Porto Rico com 8 .742 m . A montanha mais alta no Brasil é o é o pico da Neblina, com 3.014 metros de altitude.
3.    A largueza territorial do Brasil: O Brasil é o 5º país em grandeza com seus 8.511.965 km² Com diferentes aspectos e relevos. Temos no Brasil a maior Rodovia do mundo, estamos falando da BR-101 medindo 4.553 Km de extensão, A BR-101 é translitorânea, passa pelo litoral de 12 estados. Seu ponto inicial está localizado na cidade de Touros (RN), e o seu final perto do Arroio Chuí (RS).
4.    O antônimo da Largueza: O contrario de largueza é a estreiteza o apertamento. Já morei em um apartamento que o quarto só cabia a cama e os meus tocavam a parede. (Is 28.20) Porque a cama será tão curta, que ninguém se poderá estender nela; e o cobertor, tão estreito, que ninguém se poderá cobrir com ele.
5.    Coisas físicas que precisam serem amplas: casa, terreno, veículo, caminhão. Coisas da alma com amplitude: um coração amplo, uma amizade ampla, um conhecimento vasto.

II - LARGUEZA DA TERRA
1.    O texto base para Largueza de Território: (Êxodo 3.1-8) E apascentava Moisés o rebanho de Jetro... E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo... Me virarei para lá, e verei esta grande visão... Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa... Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó... E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel... por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel...
2.   As ações de Deus no texto de Êxodo 3.1-8: Deus se deu a conhecer a Moises numa chama de fogo. Se auto-revela como o Deus dos patriarcas. Deus fala, dizendo que tinha visto a aflição, ouvido o seu clamor e conhecia sua dor. E tinha resolvido descer para dar o livramento e levar a uma terra boa, larga.
3.   A promessa da Largueza na pratica: (1 Cr 4.39-41) Chegaram até à entrada de Gedor, ao oriente do vale, à procura de pasto para os seus rebanhos. Acharam pasto farto e bom e a terra espaçosa, tranqüila e pacífica, onde habitaram, dantes, os descendentes de Cam.
4.   Jabez teve essa Benção da Largueza: (1 Cr 4.9,10) E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.
5.   Deus quer te abençoar com Largueza: (Sl 18.19) Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque ele se agradou de mim. Eu estou vivendo ja essa benção, eu posso pregar essa palavra.

III - LARGUEZA DO CORAÇÃO
1.    O texto base para Largueza de Coração: (2 Coríntios 6.11-13) O coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado. Não estais estreitados em nós; mas estais estreitados nos vossos próprios afetos. Ora, em recompensa disto, (falo como a filhos) dilatai-vos também vós.
2.    O coração de Paulo dilatado: Paulo tinha um coração grande, dilatado pelos coríntios e desejava que eles também tivessem esse mesmo afeto por ele.
3.    Largueza de Inteligência: (1 Rs 4.29) Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar.

IV - LARGUEZA DOS PROJETOS
1.    O texto base para Largueza de Projetos: (Isaias 52.2,3) Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua descendência possuirá os gentios e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.
2.    Precisamos falar de projetos de Largueza: A Bíblia nos autoriza a sonhar e desejar o melhor da terra. Templos modernos, construções amplas. Todas as comodidades para todos os Ministérios. Meios de comunicação próprio Radio e TV. Seguimentos próprios gerando recursos para a Igreja, tais como: Selo Editorial, Livraria, Gráfica, Produtora de Eventos. Estúdios de gravação.
3.    Um exemplo de projeto com Largueza: Nos dias de Elias havia uma Escola de Profetas e o lugar estava ficando pequeno, pois isso os alunos tiveram a iniciativa de ampliar essa Escola, indo buscar madeira no Jordão. (2 Rs 6.1-4) E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito. Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele: Ide. E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei. E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira.
4.    O Projeto Reobote: Reobote é o nome do terceiro poço cavado por Isaque em Gerar, nos dois primeiros ele teve problemas. Os outros poços se chamaram: Eseque, que significa lugar de contenda e Sitna,  que significa lugar de Inimizade. (Gn 26.19-21) A igreja não pode ficar com projetos como Eseque e Sitna, mas sim como Reobote. (Gn 26.22) E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário