ECO TEMPLO

Seguir o Blog

10 maio, 2012

AVIVAMENTISMO – O AVIVAMENTO PRODUZIDO PELO HOMEM


(Isaias 33.9,10)

A terra geme e pranteia, o Líbano se envergonha e se murcha, Sarom se tornou como um deserto, Basã e Carmelo foram sacudidos. Agora, me levantarei, diz o Senhor; agora, me levantarei a mim mesmo; agora, serei exaltado. (Isaias 44.3)Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes.

PreâmbuloMuito se fala hoje sobre a necessidade de um avivamento na igreja. Veremos nesta mensagem o que realmente é um Avivamento e o que esta fora dele, usaremos uma palavra nova para dizer o que não é Avivamento, A palavra nova é Avivamentismo, ou seja, um avivamento imaginado, fabricado na mente do homem, com praticas e manias modernas a fim de impressionar o povão e tal líder e ser tratado como homem de Deus. Avivamentismo é modismo de alguma novidade que como o tempo se desvanece, deixa de ser. Tais como dente de ouro, sopro do espírito, cair na unção, dar gargalhada na unção.

I – AVIVAMENTO VERDADEIRO NÃO É SÓ NA LOCUÇÃO.
1.   Avivamento na Locução. Como locução, estamos fazendo referencia ao Batismo com Espírito Santo, falar em línguas e as profecias. A tendência de todos é pensar que Avivamento é só na locução, cantos, línguas e júbilos, glorias e aluleuias num culto, o povo glorificando a Deus em voz alta. Mas se só isso for Avivamento estará limitado só às quatro paredes do templo, ou acontecerá cada vez que se reunirem os irmãos. Mas o Verdadeiro Avivamento tem que incluir a nossa vida fora do templo, nas nossas atividades, na nossa vida particular.
2.   Avivamento na Leitura: Os avivamentos Bíblicos eram decorrentes da Leitura da Palavra de Deus, como nos dias de Esdras. (Ne 8.1-4) Todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça... disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei e leu diante de homens como de mulheres e de todos os sábios... desde a alva até ao meio-dia, e os ouvidos de todo o povo estavam atentos... E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim. Se voce não é Avivado pela leitura da Palavra de Deus, não faz parte do Verdadeiro Avivamento.
3.   Avivamento na Adoração. (Ne 8.6) E Esdras louvou o Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém! levantando as mãos; e inclinaram-se e adoraram o Senhor, com o rosto em terra.
4.    Avivamento na Contribuição. (Ex 25.2-7) Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada. (16 tipos de materiais) ouro, prata, cobre, pano azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabras, peles de carneiros, peles de texugos, madeira de acácia, azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção, especiarias para o incenso, pedras sardônicas, pedras de engaste para o éfode e para o peitoral. (Ex 36.6,7)Então, mandou Moisés que fizessem passar uma voz pelo arraial, dizendo: Nenhum homem nem mulher faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim, o povo foi proibido de trazer mais, porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava.
5.   Avivamento na Reconstrução. Encontramos 16 vezes a expressão: Cada um Defronte da sua casa. Cada família dos que voltaram de Babilônia se envolveram na reconstrução dos muros, cada um defronte da sua casa. Diz o texto de (Ne 3.28) Desde a Porta dos Cavalos, repararam os sacerdotes, cada um defronte da sua casa. Todas as familias, todas os profissionais, colocaram a mão na massa como diz o ditado popular. Colocaram as mãos nas pedras queimadas, pretas, nos escombros de 70 anos de abandono, levando as pedras para o seu lugar original, fazendo muita força e esforço. Isso é avivamento.

II - AVIVAMENTO VERDADEIRO NÃO É SÓ NA IGREJA:
1.   Avivamento verdadeiro afeta os nossos Serviços: Trabalhamos com disposição, com animo. Nosso trabalho rende. Levantamos cedo, realizamos trabalhos que estavam sem fazer, limpezas profundas.
2.   Avivamento verdadeiro afeta os nossos Projetos: Quando não sonhamos nada, não temos vontade de realizar nada novo é que não estamos no Avivamento, pois avivamento não serve apenas para a Igreja, mas para a vida profissional, familiar, para realizar projetos e executar.
3.   Avivamento verdadeiro afeta os nossos Desejos: Os desejos são mais aguçados, ficam mais finos, mais nobres. Desejos nobres de visitar Israel, de construir uma casa, de estudar Teologia, de gravar um CD, de escrever um livro.

III - IDENTIFICANDO O AVIVAMENTISMO E DESMASCARANDO
O termino Ismo é sufixo de origem grega que exprime a idéia de fenômeno, sistema ou ideologia que são seguidos.
1.   Pessoas super espirituais: Os super crentes ou super espirituais, ou seja, desprezam o intelecto, a doutrina, corpo e cultura, para dar ênfase ao espetacular ou ao extraordinário.
2.   Dependentes de Emoções: No Avivamentismo as emoções são muito valorizadas e passam a dirigir as decisões.
3.   Busca exagerada em milagres e ou visões: No Avivamentismo tudo gira em torno de visões de anjosPrecisam das visões e dos sinais a cada dia para sobreviver.
4.   Fanatismo confundido com zelo: A distância entre o zelo e o fanatismo é muito grande, é gigantesca. O Espírito Santo nos leva ao zelo, ao entusiasmo, à plena submissão, à devoção total, ao desprendimento, mas nunca ao fanatismo. +

IV – ORANDO E DESEJANDO O VERDADEIRO AVIVAMENTO
1.    Orando como Asafe: (Sl 80.3,7 e 19) Três vezes ele pede a mesma coisa: Faze-nos Voltar. Diz o texto: (80.3) Faze-nos voltar, ó Deus; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos. (80.7) Faze-nos voltar, ó Deus dos Exércitos; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos. (80.19) Faze-nos voltar, Senhor, Deus dos Exércitos; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.
2.    Orando como os filhos de Core: (Sl 85.6) Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se alegre em ti?
3.    Orando como o profeta Habacuque: (3.2) Ouvi, Senhor, a tua palavra {e} temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia.
4.    A resposta de Deus será: (Is 44.3) Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a {terra} seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário